Poder e Cotidiano em Sergipe
Aracajuanos elegem conselheiros tutelares da capital para o quadriênio 2024-2027 2 de Outubro 14H:42
COTIDIANO

Aracajuanos elegem conselheiros tutelares da capital para o quadriênio 2024-2027

O processo contou com a participação de 29.879 eleitores, o que representa 12% de participação a mais, quando comparado ao último pleito

Milhares de aracajuanos foram às urnas neste domingo, 1º, para o exercício democrático de escolher os 30 conselheiros tutelares que atuarão na capital nos próximos quatro anos. A eleição unificada ocorreu em todo o país, e no município foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, e em parceria com o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE).

O Processo de Escolha contou com 34 locais de votação e 130 seções eleitorais, distribuídos entre os seis distritos. As urnas foram fechadas às 17h. O processo contou com a participação de 29.879 eleitores, o que representa 12% de participação a mais, quando comparado ao último pleito, ocorrido em 2019.

"O processo de escolha transcorreu na mais perfeita tranquilidade, a gente sabe que em todo processo eleitoral existem alguns problemas, mas nada que não fosse solucionado pela equipe. Tivemos o acompanhamento do Ministério Público ao longo dia, também tivemos a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral, para as demandas que iam surgindo e o processo se finalizou na mais perfeita ordem", afirma a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana.

A apuração foi feita pelo CMDCA, com o acompanhamento do Ministério Público do Estado, e o resultado divulgado por meio do Diário Oficial e no site do Conselho Municipal - cmdcase.com.br-, além dos canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Aracaju.

“Ficamos felizes porque o número de votantes com certeza aumentou em relação aos últimos pleitos. O processo transcorreu normalmente, apesar das disputas calorosas. A nossa equipe jurídica esteve presente em todo momento para mediar, junto à Guarda Municipal e à Polícia Civil. A gente espera que a população tenha escolhido bem quem serão os representantes das nossas crianças e adolescentes nos próximos quatro anos”, avalia a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Natália Dalto.

Os conselheiros tutelares selecionados serão responsáveis por defender os direitos da população infantojuvenil, bem como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à vivência familiar e comunitária, servindo como elo entre essa parcela da população e o poder público. Na capital, 122 candidatos disponibilizaram seus nomes. Mais de 600 profissionais atuaram durante todo o dia para assegurar a lisura e sucesso do pleito.

“Foi um dia muito produtivo, com pequenas intercorrências, mas nada que impedisse que o processo ocorresse tranquilamente. Eu acho que o Conselho está de parabéns pela organização. O Ministério Público se fez presente acompanhando e fiscalizando para garantir a maior transparência possível. A Secretaria da Assistência Social do município deu o apoio necessário, com toda a estrutura. Esse processo de escolha é muito importante, porque os conselheiros tutelares têm o papel fundamental de estar nas comunidades, conhecendo as realidades, sobretudo dos mais carentes e assegurar os serviços e requisições de forma mais rápida. Então, eu faço um balanço positivo. A democracia é o nosso melhor caminho, com certeza”, aponta a promotora de Justiça da 8ª Promotoria dos Direitos do Cidadão, Lilian Carvalho.

O advogado João Veiga foi um dos aracajuanos que decidiu participar do exercício democrático, para contribuir com a escolha qualificada de profissionais que terão função tão importante. “O papel do conselheiro tutelar é de extrema importância para a criança e o adolescente. Então, temos que escolher aqueles que vão fazer o trabalho com carinho e amor. Foi isso que me levou a escolher um representante e vir votar nele”, afirma.

A servidora pública Givaneide Fernandes está habituada a votar na eleição dos conselhos tutelares por compreender o quanto é fundamental para o poder público estar próximo às famílias mais carentes. “A cada quatro anos eu voto, porque as famílias em vulnerabilidade precisam de ajuda. Com o Conselho fica muito mais fácil resolver os casos. Eu gostaria muito que fosse obrigatório, para ser mais importante ainda”, defende.

O eletricista José Ferreira, por sua vez, contribuiu para a escolha pela primeira vez, depositando sua confiança em um candidato que acredita ser o mais qualificado. “É a minha primeira vez votando e a minha motivação é agir diante de tantos acontecimentos que a gente vê com crianças e adolescentes. É importante o Conselho Tutelar estar presente para ajudar as famílias, por esse motivo eu resolvi escolher uma pessoa que eu acredito que fará um bom trabalho”, diz.

O professor de arte Milton Coelho enaltece a via de escolha democrática pela possibilidade de interlocução entre os eleitos e as comunidades onde atuarão. “A ideia é amparar tanto a parte da infância quanto da adolescência, acompanhar projetos e a possibilidade da nossa próxima geração ser melhor cuidada e atendida. Uma liderança que surge a partir dos diálogos com a base é muito mais interessante”, ressalta.

Resultado


Dos 122 candidatos, 30 foram eleitos novos conselheiros tutelares que atuarão de 2024 a 2027. Para cada distrito são cinco conselheiros. A posse deverá ocorrer em 10 de janeiro, de acordo com o Edital do CMDCA.

Conheça os novos conselheiros tutelares:

1° Distrito

1° Thiago da Copiadora - 638 votos
2° Alex Canela - 520 votos
3° Jane - 518 votos
4° Adriano - 513 votos
5° Fábio Vale Nós - 511 votos

2° Distrito

1° Jucélia - 491 votos
2° Claudinho - 422 votos
3° Rosa - 382 votos
4° Karina - 374 votos
5° Sandra - 339 votos

3° Distrito

1° Soninha - 513 votos
2° Marquinhos - 461 votos
3° Denise Cardoso - 429 votos
4° Tâmara Calasans - 393 votos
5° Professor Almir - 334 votos

4° Distrito

1° Gabriel Vieira - 877 votos
2° Uedson Barbosa da Silva - 627 votos
3° Junior - 552 votos
4° Adilson Dias - 535 votos
5° Jozelia - 420 votos

5° Distrito

1° Nati - 692 votos
2° Professora Gleize - 685 votos
3° Quitéria - 623 votos
4° Bruno Mateus - 605 votos
5° Alex Yolle - 548 votos

6° Distrito

1° Amarante - 452 votos
2° Erlandia - 315 votos
3° Henrique da Expansão - 304 votos
4° Irmã Neide - 297 votos
5° Aline do Conselho - 290 votos

Fotos: Ascom / Assistência Social

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.