Poder e Cotidiano em Sergipe
Aracaju ultrapassa os 20% da população vacinada contra covid-19 20 de Maio 12H:01
COTIDIANO

Aracaju ultrapassa os 20% da população vacinada contra covid-19

Nesta quarta-feira (19), Aracaju chegou ao número de 133.223 pessoas vacinadas contra covid-19, número que representa 20,03% da população imunizada contra a doença causada pelo coronavírus. O percentual se mostra positivo, sobretudo, levando em consideração a realidade nacional, quando o país registra 19,06% da população vacinada.

A campanha, em Aracaju, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem tido saldos significativos, diariamente, e a Prefeitura tem incentivado massivamente para que o público-alvo, do momento atual, procure um ponto de vacinação para que possa se imunizar.

Seja por meio das redes sociais e outros canais de comunicação, o Município tem reforçado a importância do imunizante para o controle da pandemia e, consequentemente, para saúde da população como um todo.

Somente na quarta-feira, foram vacinadas 4.355 pessoas com primeira e segunda doses, entre elas profissionais de saúde, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, idosos, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente (BPC).

Além do drive-thru montado no Parque Augusto Franco (Sementeira), das 8h às 17h, a população conta, ainda com 10 pontos fixos, que funcionam das 8h às 16h.

Imunizados
A empresária Scheila Cristiane Alves, de 42 anos, deixou a emoção falar mais forte. Hipertensa, ela viu muitos familiares morrerem na faixa dos 40 anos e, pela comorbidade, somada à ansiedade clinicamente diagnosticada, Scheila passa os dias à base de remédios.

“Como eu esperei por esse dia. Perdi uma tia, no ano passado, e isso aumentou, ainda mais, a sensação de medo e angústia. Essa vacina me trouxe um sentimento que nem sei explicar, mas sinto mais tranqüilidade, mesmo ainda sabendo que falta um caminho considerável para que todos possam estar protegidos. E esse é o meu desejo: que possamos comemorar a vida e não mais temer a morte por essa doença”, declara Scheila.

O professor Ilzver Matos, de 40 anos, diabético, sabe que a vacina é a única forma de manter as pessoas protegidas contra o vírus letal.

“Me sinto mais tranquilo, mesmo tendo que continuar com todos os cuidados. A vacinação é uma oportunidade que temos que aproveitar. Cuido o máximo que posso e, por ter comorbidade, sofria com a tensão no dia a dia. Além disso, tenho três idosos em casa, o que só aumentava a minha preocupação”, relata Ilzver.

Com hipertensão de nível 2, Márcio Cristian, de 43 anos, conta que estava ansioso, principalmente quando soube que poderia tomar a vacina. “Não via a hora de chegar a minha vez de ser vacinado. Em casa, agora, somos eu, meu irmão e minha mãe vacinados. Ainda assim, sei o quanto é preciso que a gente continue tomando todos os cuidados até que grande parte da população seja vacinada e espero que aconteça em breve”, afirma.

 

Da Agência Aracaju de Notícias / FOTO: André Moreira/AAN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.