Poder e Cotidiano em Sergipe
Aracaju terá novo voo direto para São Paulo, a partir de setembro deste ano 13 de Maio 19H:15

Aracaju terá novo voo direto para São Paulo, a partir de setembro deste ano

Recuperar voos perdidos, aumentar a oferta e diminuir o valor médio dos valores das passagens aéreas foram assuntos tratados durante reuniões realizadas nesta terça-feira, 12, e quarta-feira, 13, nas sedes das empresas TAM, GOL e Avianca, todas na cidade de São Paulo, entre o secretário do Turismo e do Esporte, Adilson de Carvalho Júnior e diretores das três aéreas.

Na sede da Avianca (OceanAir), em São Paulo, foi anunciado pelo vice-presidente da companhia aérea, Tarcísio Gargioni, que Aracaju terá novo voo direto para São Paulo, a partir de setembro deste ano. As aeronaves utilizadas serão Airbus A 318 e A320.

Também atendendo solicitação do secretário Adilson Júnior e da bancada de Sergipe no Congresso Nacional, Tarcísio Gargioni garantiu que a partir de junho próximo as aeronaves Fokker 100 e Airbus 318, que fazem atualmente a rota Aracaju/Brasília/Aracaju, serão substituídas por Airbus A320, com capacidade para até 180 passageiros, sem aumento no valor das tarifas.

A série de boas notícias foi completada com o anúncio que a Avianca pretende definir em até 30 dias a criação de dois novos voos diretos, de Aracaju/Rio de Janeiro e Aracaju/Salvador, com equipamentos A320.

Taxas menores

Na TAM, o secretário Adilson Júnior, acompanhado do diretor de turismo da Setesp, Luciano Leal e do coordenador da Câmara de Turismo da Fecomércio/SE, Ailton Júnior, foi recebido por Basílio Dias e Tatiane Novaes, respectivamente, diretor e gerente de assuntos regulatórios da TAM. Na pauta do encontro também foi discutida a realização de campanhas de amplo espectro de divulgação e promoção em parceria com a TAM Viagens.

O diretor da TAM, Basílio Dias, mostrou-se receptivo ao pleito de Sergipe e disse que no prazo de 30 dias haverá soluções para os problemas apresentados, com destaque à adequação tarifária, de modo a contribuir para a competitividade do destino.

Na sede da Gol, em Congonhas, a reunião foi com Fábio Mader, diretor comercial, e Cláudio Neves, diretor de planejamento da aérea, que garantiram ao secretário Adilson Júnior a manutenção da frequência entre Aracaju/Salvador/Aracaju, que estava sob ameaça de cancelamento.

Nas reuniões realizadas, tanto na TAM quanto na Gol,  outro assunto em destaque foi a questão de redução da alíquota incidente sobre o QVA (querosene de aviação), que já vem sendo aplicada em outros estados da região, como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Maranhão, com variações entre 12% e 9%. No caso de Sergipe, os representantes das aéreas consideraram a redução como fundamental, de modo a trazer competitividade ao estado e consequente aumento de voos, o que depende das contrapartidas a serem oferecidas.

Para o secretário Adilson Júnior, esse comportamento salutar das empresas aéreas demonstra o acerto de adoção de políticas que contribuam para a consolidação do destino turístico e, também, de negócios. “Recuperar voos, aumentar a oferta e diminuir o valor médios dos tíquetes são ações necessárias e imediatas para Sergipe. O que me deixou otimista foi ver o interesse real das aéreas em participar e contribuir efetivamente para esse processo de retomada e adequação da malha aérea”, disse ele.

O coordenador da Câmara de Turismo da Fecomércio/SE, Ailton Júnior, também mostrou otimismo com a melhoria da malha aérea e disse que o equacionamento das tarifas, a partir de Aracaju, quando comparadas com trecho Salvador/São Paulo, de três a quatro vezes menores, por exemplo, é primordial. “É preciso tornar as tarifas competitivas e trazer mais voos para Aracaju”, afirmou.

A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe, Daniela Mesquita, comemora os resultados dos encontros e diz que é um marco para o turismo de Sergipe, principalmente no tocante a malha aérea e aos preços das passagens para Aracaju. “A hotelaria é a primeira a sentir os efeitos desses custos de passagens aéreas. É preciso reverter e tornar o destino atrativo com preços e opções de voos tanto para o turista de lazer quanto para quem vem a negócios”. Acrescentou, ainda, que a ação da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte “é um pleito antigo da hotelaria e que as negociações podem mudar  a situação e fazer o destino mais competitivo”.

Fonte: Agência SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.