Poder e Cotidiano em Sergipe
Aracaju registra 170 novos casos de HIV/Aids 3 de Julho 18H:52

Aracaju registra 170 novos casos de HIV/Aids

Entre os meses de janeiro e maio de 2014, o Centro de Referência para atendimento às pessoas com DST, HIV e Aids (CRDST/Aids) de Aracaju, localizado no Cemar do bairro Siqueira Campos, registrou 170 novos casos de pessoas contaminadas pelo HIV/Aids. Em 2012, no mesmo período avaliado, foram descobertos 157 casos, sendo que no ano seguinte (2013) o índice total de pessoas infectadas descobertas entre janeiro e maio foi de 183 casos.



Atendendo pessoas de Sergipe e também do interior de Alagoas e Bahia, o CRDST/Aids atua na vigilância epidemiológica, na prevenção primária e secundária, no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de portadores de HIV/Aids ou outras doenças sexualmente transmissíveis. Através do Serviço de Assistência Especializada (SAE) em DST, HIV e Aids, a pessoa realiza o teste rápido e dependendo do resultado já começa o processo de tratamento da doença.


De acordo com informações do SAE, em Aracaju, até maio, foram registrados 2.546 usuários, sendo 730 adultos vivendo com o HIV, 1763 adultos com diagnóstico de Aids e 53 crianças portadores de HIV/Aids.


"Nosso objetivo é promover ações que melhorem a qualidade de vida dos usuários. O atendimento é inteiramente sigiloso e oferece, a quem realiza o teste, a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que orientará sobre resultado final do exame, independente dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, as pessoas são encaminhadas para tratamento no SAE.", explicou a gerente do CRDST/Aids da Saúde de Aracaju, Mônica Rocha.


O SAE é composto por profissionais especializados em doenças sexualmente transmissíveis, sendo um nutricionista, uma psicóloga, quatro assistentes sociais, oito enfermeiros, dois auxiliares de enfermagem, um dentista, um auxiliar de consultório dentário (ACD); as especialidades médicas: uma ginecologista, um urologista, sete infectologistas para adultos e um pediátrico além de 13 pessoas no apoio administrativo.


"Os serviços ambulatoriais em DST, HIV e Aids são serviços de saúde que realizam ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas vivendo com HIV e/ou Aids ou outras DST. O objetivo destes serviços é prestar um atendimento integral e de qualidade aos usuários. Algumas das atividades principais são: cuidados de enfermagem, orientação e apoio psicológico, atendimentos em infectologia, urologia, ginecológico, pediátrico e odontológico, controle e distribuição de antirretrovirais, orientações farmacêuticas, realização de exames de monitoramento, distribuição de insumos de prevenção, atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de DST e Aids.", disse Mônica.


Teste
Através dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), o cidadão poderá realizar ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Nesses serviços, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente. Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por ela controlados.


Ao procurar um CTA, o usuário desse serviço tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento, que tem como objetivos oferecer apoio emocional ao usuário, esclarecendo dúvidas, informando sobre DST e HIV/Aids, alertando sobre os riscos que corre e as melhores maneiras que se dispõe para prevenir. "O Centro de Referência funciona de segunda a sexta das 7h às 17h, para atendimento ao público. Recebemos usuários por demanda espontânea ou referenciados por serviços púbicos e privados. Para mais informações, os interessados deverão ligar para o telefone 3234-0934.", informou Mônica Rocha.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.