Poder e Cotidiano em Sergipe
Aracaju inicia aplicação da 5ª dose contra covid em idosos com mais de 70 anos 12 de Dezembro 13H:49
SERVIÇO

Aracaju inicia aplicação da 5ª dose contra covid em idosos com mais de 70 anos

Para impedir o crescimento vertiginoso de casos mais graves de covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira, 12, a aplicação da quinta dose dos imunizantes para aracajuanos com mais de 70 anos, que tenham tomado a 4ª dose há mais de seis meses. Durante todo o dia, esse público pôde procurar uma das 45 unidades básicas de saúde espalhadas pela capital para imunizar-se, e celebrou a possibilidade de proteger-se.

Esta nova fase da campanha de imunização está inserida em um contexto de aumento do número de novos casos diários da doença, na cidade, e a intenção é assegurar a imunização de 25 mil idosos nesta faixa etária, que é considerada de risco.

A procura tem sido intensa neste primeiro dia. José Carlos Nunes, 75 anos, escolheu tomar a quinta dose na UBS Fernando Sampaio, no bairro Ponto Novo, e estar vacinado, para ele, "é cuidado com a saúde".

"Eu já passei pela covid-19 duas vezes, foi difícil, então, assim que soube que a quinta dose estava disponível, vim tomá-la para me proteger. Espero que todos os idosos procurem os pontos de vacinação e se imunizem também, porque é muito importante”, afirma.

Para vacinar-se é preciso visitar um dos pontos de vacinação munido de documento com foto e cartão de vacina, além da confiança na importância da imunização para proteger a si mesmo e ao próximo.

“Eu trabalhei 44 anos como técnica de enfermagem e sempre apoiei as vacinas. Saí para resolver um negócio e aproveitei para já vir me vacinar. Eu digo para todo mundo: não tenha medo de tomar, porque é uma questão de saúde, sobrevivência, e ela é segura”, ressalta Irene Menezes, 73 anos.

Para Luiz Nascimento, 72 anos, que buscou a imunização na UBS Augusto Franco, a confiança nas vacinas vem desde a infância e só foi reforçada com tudo o que a pandemia trouxe.

“A vacina é tudo, nossa forma de nos proteger, então eu valorizo muito. Desde criança que meus pais me levavam para vacinar e eu sei até hoje como é importante, ainda mais para uma pessoa da minha idade, quase 73 anos”, diz.

Para além das UBSs, que funcionam entre 8h e 16h, com exceção das Unidades Marx de Carvalho, Onésimo Pinto, Augusto Franco e Francisco Fonseca, que contam com horário estendido até às 18h, os aracajuanos podem vacinar-se ainda em um dos três shoppings da capital, exclusivamente aos sábados, entre as 10h e 17h.

Não faltam opções para que o cartão de vacinação seja carimbado mais uma vez e a proteção contra o coronavírus seja ampliada, como sabiamente fez Paulo dos Reis, 71 anos.

“A gente tem que tomar vacina para se proteger, continuar vivendo. Eu acho que fui o primeiro a chegar hoje, tem sido assim desde a primeira dose, estou acompanhando todo o calendário”, aponta.

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.