Poder e Cotidiano em Sergipe
Aracaju: Começa hoje vacinação contra a covid-19 em idosos de 63 a 65 anos e Forças de Segurança 5 de Abril 7H:41
PODER | Por Max Augusto

Aracaju: Começa hoje vacinação contra a covid-19 em idosos de 63 a 65 anos e Forças de Segurança

A Prefeitura de Aracaju inicia hoje a vacinação dos idosos de 63 a 65 anos contra o novo coronavírus.

A imunização ocorrerá no drive-thru do Parque da Sementeira, nas Unidades Básicas de Saúde e nos pontos fixos. Além dos idosos, também fazem parte do grupo priorizado nesta etapa os trabalhadores da saúde com idade acima de 40 anos, Forças Armadas e Forças de Segurança e Salvamento.

Neste sentido, para garantir a organização da vacinação, o cronograma foi estabelecido da seguinte forma: na segunda-feira, 5, serão vacinados os idosos de 65 anos. Na terça-feira, 6, serão imunizados aqueles que têm 64 anos. Já na quarta-feira, 7, recebem a primeira dose do imunizante os idosos de 63 anos. Para este público, a vacina será disponibilizada em UBS’s, no drive-thru instalado no Parque da Sementeira e nos pontos fixos.

“É com muita alegria que, neste domingo de Páscoa, após mais uma reunião com a secretária da Saúde, anunciamos a decisão de antecipar a vacinação em nossa cidade a partir de segunda-feira, incluindo idosos de 63 a 65 anos nesta etapa. Durante três dias, todas as Unidades de Saúde estarão abertas para este público, além do drive-thru e pontos fixos”, informou o prefeito Edvaldo Nogueira neste domingo, 4.

Ao anunciar o avanço da campanha de vacinação em Aracaju, o gestor destacou que paralelo à imunização dos idosos, a Prefeitura continuará vacinando profissionais da saúde, a partir de novo critério, e incluirá, nesta etapa, os trabalhadores das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento.

De acordo com a Nota Técnica nº 297/2021, do Ministério da Saúde, poderão receber a vacina aqueles que estiverem no atendimento e/ou transporte de pacientes; envolvidos em resgate e atendimento pré-hospitalar; envolvidos diretamente nas ações de combate à covid-19 ou com ações de vigilância das medidas de distanciamento social e em contato direto com o público, independente de categoria.

Trabalhadores da saúde, Forças Armadas, de Segurança e Salvamento poderão se dirigir ao posto itinerante do parque e à Escola Municipal Presidente Vargas, mas somente após o cadastramento no portal "VacinAju" e emissão do código autorizativo.

“Assim como nas etapas anteriores, para que este público priorizado receba a primeira dose da vacina é necessário se cadastrar no nosso site. No caso dos profissionais da saúde, todos aqueles que tiverem acima de 40 anos poderão ser vacinados. Também começaremos o cadastramento das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento, que estão diretamente envolvidas no combate ao coronavírus, para fazer a vacinação conforme determinação do Ministério da Saúde. Tudo isso demonstra que estamos trabalhando muito para vencer esse vírus”, ressaltou.

Edvaldo aproveitou a oportunidade para agradecer, mais uma vez, a todos os trabalhadores da Prefeitura envolvidos no combate à pandemia. “Agradeço aos profissionais da saúde, aos servidores da Secretaria da Saúde e a todos os demais trabalhadores envolvidos nesta batalha. Vocês são essenciais para o trabalho que estamos fazendo em nossa cidade neste momento tão difícil”, salientou.

 

Da Agência Aracaju de Notícias

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.