Poder e Cotidiano em Sergipe
Aracaju 169 anos: Funcaju realiza lançamento de livro infantil na Biblioteca Ivone de Menezes 14 de Março 13H:16
COTIDIANO

Aracaju 169 anos: Funcaju realiza lançamento de livro infantil na Biblioteca Ivone de Menezes

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) realizou nesta quinta-feira, 14, na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, o lançamento do livro “Dona Baratinha Sergipana”, de Adriana Alencar. O evento teve por objetivo promover a literatura sergipana e a leitura entre a criançada do bairro Farolândia. A ação envolveu alunos da Emei Irmãos Mirella e Marcell Moura, localizada no conjunto Augusto Franco.

 

Para a coordenadora da Biblioteca Ivone de Menezes, Verônica Cardoso, a programação proporciona aos participantes conhecer escritores sergipanos. “A Adriana fez uma adaptação dessa história, que é um clássico, com nossas tradições. Veio a calhar ser no mês do aniversário de Aracaju, o que fez a gente incorporar na nossa programação. O incentivo à leitura junto proporcionar as crianças esse contato direto com a escritora é ótimo”, explica.

Segundo a escritora e contadora de história Adriana Alencar, o lançamento do livro na biblioteca é muito especial. “Eu fui criada no Augusto Franco e meu sonho sempre foi escrever um livro. Poder escrever e lançar o livro no bairro em que fui criada, é um fator de lembrança muito grande”. A escritora também contou sobre o processo de escrita do livro. “Eu adaptei na história, que já é clássica, elementos da nossa cultura, com um final feliz para a Dona Baratinha”.

A professora da Emei Irmãos Mirella e Marcell Moura, Andrea Gonçalves, comenta que os alunos gostam quando a escola os leva até a biblioteca. “As crianças estavam muito animadas para vir, ouvir a contação de história da semana. Melhor ainda, pois a história desta vez traz como cenário Aracaju, nesse período que comemoramos o aniversário de Aracaju”.

No dia 20, a Biblioteca Ivone de Menezes também realizará o Sarau Poético, dentro da Quarta Cultural. O evento ocorre a partir das 15h e faz parte da Programação Cultural em Comemoração ao Aniversário da Cidade.

Sinopse do livro “Dona Baratinha Sergipana”


Imagine se a famosa Dona Baratinha fosse sergipana? Como seria seu casamento? Ela amaria nossas festas e folguedos, se empaturraria com as delícias da nossa gastronomia, falaria ‘oxente’, ‘eitcha pênthia’, ‘oxe’, ‘arrodeia’ e seus pretendentes com certeza seriam nativos da nossa fauna, ela não acharia uma moedinha varrendo o terreiro, iria encontrar logo uma botija cheinha de moedas de ouro... Venha curtir comigo essa viagem mágica ao meu nordeste, ao meu Sergipe!

Fonte: Agência aracaju de Notícias

Foto: Agência aracaju de Notícias

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.