Poder e Cotidiano em Sergipe
Apenas 3,29% de mulheres negras comandam prefeituras brasileiras 26 de Julho 6H:57
PODER

Apenas 3,29% de mulheres negras comandam prefeituras brasileiras

O Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), criado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em 2017, realizou uma análise detalhada de dados sobre raça/etnia e gênero em cargos dos poderes Executivos e Legislativos municipais de todas as regiões do país.

A filtragem de dados referentes a mulheres prefeitas por etnia/raça mostra um quadro preocupante.

Nas eleições municipais de 2016, foram eleitas 649 prefeitas (11,6% do total de eleitos), em um universo de 5.568 Municípios.

Desse total de mulheres eleitas para o principal cargo do poder local, 28,3% se autodeclararam como negras (pretas e pardas), 70,7% como brancas, 0,1% como indígena e 0,7% como amarela.

Em relação ao total de eleitos (homens e mulheres), esse percentual de prefeitas negras no poder cai para 3,29%.

Em números absolutos, das 649 prefeitas eleitas, 10 são pretas, 174 são pardas, 5 são amarelas, 459 são brancas e apenas 1 é indígena.

A única prefeita indígena do país foi eleita no Município de Marcação, na Paraíba, com 51,2% dos votos.

O histórico de participação de mulheres brasileiras na política, principalmente das negras, não é exemplar e está longe dos patamares mínimos de equidade. Por isso, temos não só o dever de apoiá-las, como também buscar caminhos para que elas ocupem os espaços de representação política”, defende o presidente da CNM, Glademir Aroldi.

Legislativo municipal
Dentre as vereadoras atualmente no poder, 36,7% são negras (32,5% autodeclaradas como pardas e 4,21% como pretas). As brancas representam 62,4%, as amarelas 0,4% e as indígenas 0,2%.

Repara-se aqui que predomina uma maior diversidade entre as vereadoras do que entre as prefeitas. O percentual de mulheres negras como vereadoras é 8,4% maior em relação às prefeitas.

As indígenas também se destacam um pouco mais como vereadoras do que como prefeitas. Atualmente existem 22 índias atuando em Câmaras Municipais pelo país.

*Com informações da Confederação Nacional de Municípios

Foto: Divulgação/CNM

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.