Poder e Cotidiano em Sergipe
Alese fará debate sobre impactos da privatização da Deso 3 de Maio 18H:36

Alese fará debate sobre impactos da privatização da Deso

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realiza, nesta quinta-feira (4), uma sessão especial que vai tratar sobre os impactos da possível privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), cujo processo está sob a responsabilidade do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


O debate, proposto pela deputada estadual Maria Mendonça (PP), deve contar com a participação do presidente da Companhia Carlos Melo, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Henry Clay Andrade, o promotor de Justiça Jarbas Adelino e o presidente do Sindicato dos servidores da Deso, José Sérgio Passos.


Maria reforçou que a discussão em torno da venda da Deso deve ser ampliada pela Alese uma vez que a medida afeta diretamente a vida de todos os sergipanos.

 

“É necessário que o Legislativo seja a caixa de ressonância da sociedade. Mais de 90% da população sergipana é abastecida pela Deso, por isso, esse precisa ser um debate aberto e claro. O governo precisar trazer luz ao que está sendo tratado”, justificou.


A viabilidade da privatização é objeto de análise do BNDES que selecionou o consórcio Sanear Brasil como responsável pelo estudo, orçado em R$ 4,3 milhões. A desestatização do serviço poderá ser feita por meio da privatização, concessão ou parceria público-privada.


Irreparável
Na ótica da deputada Maria Mendonça, a tentativa de privatização da Deso é mais uma medida equivocada do governo do Estado que terá o seu voto contrário. A deputada discorda de qualquer tipo de privatização de serviços públicos porque, segundo ela, as comunidades pobres, que não ensejam lucro para a empresa privada que venha a assumir o serviço, serão as mais prejudicadas.

 

“Saneamento básico é saúde, por isso, eu entendo que a privatização é extremamente prejudicial. Quem é pobre não vai conseguir arcar com os efeitos da transformação da água em mercadoria”, afirmou.


A parlamentar acrescenta que a inserção da iniciativa privada no setor afasta Sergipe de uma tendência de remunicipalização dos serviços, como já apontaram analistas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

 

“Os estudos do Departamento demonstram que a venda das empresas de saneamento pode afetar a ampliação da cobertura de distribuição de água potável e até do esgotamento sanitário, penalizando ainda mais a população”, alertou Maria.

 

Assessoria

Foto: Jadilson Simões

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.