Poder e Cotidiano em Sergipe
Alerta de chuva em Aracaju segue pelas próximas 72 horas 29 de Abril 9H:11
COTIDIANO | Por Max Augusto

Alerta de chuva em Aracaju segue pelas próximas 72 horas

O final da tarde desta quarta-feira, 28, reuniu dois fenômenos naturais: chuva e maré alta. No entanto, assim como no início da manhã, quando Aracaju teve um volume considerável de chuva, as equipes mantiveram o monitoramento por toda a cidade, com atenção maior às localidades com risco de alagamento ou mesmo deslizamento de terra.

Em 24 horas, foram registrados 38,7 milímetros de chuva e a Prefeitura, por meio do serviço via SMS da Defesa Civil Municipal, emitiu alerta para a previsão de mais chuva para as próximas 72 horas, o que reforça a atenção para o monitoramento e serviços de manutenção do sistema de drenagem.

Por volta das 17h17, a maré atingiu o seu pico e, paralelamente, a chuva também se fez presente, mas não houve grande impacto. Conforme o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, a maré ainda sofre a influência da lua cheia, "ou seja, da mesma forma que ela enche rápido, vaza também rápido, o que faz com que a água dos pontos de alagamentos escoe mais rápido". "No entanto, nosso foco é prestar a devida assistência à população e acompanhar os pontos mais críticos”, destaca.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Silvio Prado, o turno da tarde foi mais tranquilo e, ao contrário do que ocorreu na parte da manhã, nenhuma via precisou ser interditada.

“A avenida Airton Teles, onde o canal transbordou pela manhã, esteve mais tranquila pela tarde, assim como outros pontos da cidade, como a Acrísio Cruz que, comumente, apresenta lâmina d’água com a maré alta. Agora, seguimos concentrados em manter o monitoramento e acompanharemos os eventos dos próximos dias”, completa o major.

Período chuvoso
Este mês tem sido de chuva. Mesmo que espaçadas e, até o momento, sem causar maiores prejuízos, as ocorrências chuvosas já representam um acumulado de cerca de 230 milímetros, somente em abril, sendo que eram esperados 200 milímetros, superando, assim, a previsão.

O tempo fechado vivenciado com mais intensidade desde o mês de março faz parte do período chuvoso que segue até junho, por isso, é justamente nessa fase do ano que a Prefeitura intensifica as ações de prevenção, mas também conta com a colaboração da população.

“É preciso, por exemplo, que as pessoas deixem de realizar descarte irregular de lixo nas ruas e canais porque de nada vai adiantar o trabalho dos órgãos municipais se a população não fizer a sua parte. Testemunhamos essa problemática em pontos como o canal da avenida Airton Teles, onde os moradores insistem em jogar lixo e, quando chove com mais intensidade, vemos o prejuízo”, reforça o major.

Canais de atendimento e alerta
Para registrar uma ocorrência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do 199, que tomará as providências necessárias. Além disso, as equipes fazem o monitoramento constante nos locais de risco, sujeitos a alagamentos ou desmoronamento.

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Defesa Civil, mantém um canal para informar a população, via SMS, sobre os alertas meteorológicos. Para receber os avisos é necessário enviar um SMS para o número 40199 e inserir, no campo da mensagem, o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.

Após encaminhar o SMS de cadastro, será enviada uma mensagem de confirmação e o celular estará habilitado para receber os alertas da Defesa Civil. O serviço é gratuito e permite que a mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

 

Da Agência Aracaju de Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.