Poder e Cotidiano em Sergipe
Agosto Lilás: TCE promove conscientização pelo fim da violência contra a mulher 28 de Agosto 18H:56
COTIDIANO

Agosto Lilás: TCE promove conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Na manhã desta segunda-feira, 28, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) reforçou a importância do debate trazido pelo Agosto Lilás com a realização do "Talk Show TCE", um encontro que reuniu servidores da Casa para uma conversa informal e uma apresentação teatral em torno do enfrentamento da violência contra a mulher.

 

A atividade teve início com a apresentação de um número do grupo do município de Estância, Mulheres diVersos. As quatro atrizes encenaram a intervenção "A Mulher sou EU", que fala sobre a violência contra a mulher e o machismo.

Mediadora do Talk, a conselheira Susana Azevedo recebeu a secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado de Sergipe, Danielle Garcia, e a promotora de justiça do Ministério Público de Sergipe e Diretora do CAOps dos Direitos da Mulher, Cecília Barreto, que trabalham no desenvolvimento de políticas públicas e na conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

A conselheira destacou algumas ações que estão sendo desenvolvidas pela Corte, como o instrumento de fiscalização no levantamento de políticas públicas e na assistência de mulheres vítimas de violência.

"É fundamental que a gestão pública e 'atores' como o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e o Tribunal de Contas trabalhem de forma coordenada, cada um dentro de suas responsabilidades, para sanar este problema que destrói famílias, relações entre mães e filhos, sonhos e futuro de tantas mulheres, que são assassinadas, na grande maioria das vezes, em casa", disse a conselheira, que ainda pontuou que encontros como este são imprescindíveis.

"O Observatório da Mulher Contra a Violência, do Senado Federal, apontou em seu último estudo demonstrativo, esse divulgado em 2021, um crescimento de aproximadamente 30% no número de mulheres que afirmaram ter sofrido violência física. Já no caso de violência psicológica os números se elevaram em 165%", e esse agravamento desses índices muito nos preocupa", finalizou a mediadora.
Ganhando força com o passar dos anos, a campanha Agosto Lilás nasceu em referência à Lei Maria da Penha, que este ano chega ao seu décimo sétimo aniversário, e representa maior avanço na assistência às mulheres vítimas de diversos tipos de violência, como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

Secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado de Sergipe, Danielle Garcia, relatou durante os trabalhos que a pasta está desenvolvendo me todo o estado de Sergipe. "Nós criamos o Observatório da Mulher em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e estamos atuando também pela reinserção das vítimas no mercado de trabalho, pois a dependência financeira é um fator determinante para que muitas mulheres acabem não denunciando os agressores", disse Danielle. Há poucos meses no comando da pasta, Danielle ressaltou o trabalho alinhado com o Governo Federal, que recriou o Ministério das Mulheres como forma de assegurar que as políticas públicas voltadas às mulheres recebessem maior atenção.

Convidada para a ação, a promotora de justiça do Ministério Público de Sergipe e Diretora do CAOps dos Direitos da Mulher, Cecília Nogueira Barreto, parabenizou a Casa pela realização do evento, relatando sobre a atuação do Ministério Público e direcionou suas palavras para a necessidade de incentivo às denúncias.

"O Ministério Público de Sergipe, por meio do CAOp dos Direitos da Mulher, está apoiando a Campanha "Denuncie! #RompaOCiclo", lançada pelo Governo de Sergipe, e é disso que precisamos, desta somatória. Precisamos de igualdade e de justiça. O agressor precisa ser punido e a mulher precisa ter coragem de denunciar. Só assim romperemos esse ciclo tão presente na sociedade brasileira", enfatizou a promotora.

A ação foi enriquecida com a participação do conselheiro José Carlos Felizola, do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPCSE), João Augusto Bandeira de Mello, e com a interação das integrantes da Casa, que colaboraram com relatos e puderam tirar dúvidas.

"O TCE atuará não só fiscalizando o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para essas mulheres vítimas de violência, mas também conscientizando e educando seus integrantes por meio de ações como essa", disse o membro do colegiado, José Carlos Felizola.

A realização do Talk Show fecha o mês pontuado pelo desenvolvimento de ações alusivas ao Agosto Lilás no TCE. No período, a Corte utilizou suas redes sociais e canais de comunicação internos para promover a campanha e dialogar com seus integrantes.

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Diego Smith

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.