Poder e Cotidiano em Sergipe
Adutora emergencial será construída para solucionar problema de desabastecimento de água 11 de Maio 8H:51

Adutora emergencial será construída para solucionar problema de desabastecimento de água

Medium 8812512f28aec04d15eddd97d0754143A queda da ponte e o rompimento de duas adutoras do São Francisco, localizadas no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras,no início da tarde deste sábado,09, causaram o interrompimento de 70% do abastecimento de água da Grande Aracaju. Com isso, as regiões de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e bairro Rosa Elze e conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão, foram afetadas. A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) já está mobilizada para providenciar uma solução emergencial. Com o acidente, a Grande Aracaju teve sua capacidade de abastecimento reduzida para 30%.

De acordo com o diretor-presidente da Deso, Carlos Fernandes de Melo Neto, o órgão vai trabalhar durante 24 horas por dia junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) para viabilizar a construção de uma adutora emergencial na ponte já existente. Carlos ainda informa que Sergipe já possui o material necessário para a realização das obras e que os caminhões da companhia já estão sendo mobilizados para realizar o transporte. Ainda não há prazo de duração das obras. 

"Esse é o caminho até que se discuta uma solução definitiva. Não podemos prever um prazo para a obra emergencial, pois é de grande porte. Vamos analisar a metodologia e de que forma a construção pode ser realizada", declara Carlos de Melo, acrescentando que, o mais importante neste momento, é que os impactos do desabastecimento sejam minimizados. 

Com relação aos 30% que permanecem em funcionamento, o diretor-presidente da Deso informa que o volume é correspondente ao abastecimento do Poxim, Cabrita e Ibura e que essa porcentagem, que originalmente alimenta a zona sul da capital, será redistribuída para toda a Grande Aracaju. 

A Deso pede a colaboração e compreensão da população e solicita que, nesse momento de crise, todos economizem água. "A Deso está se preocupando em solucionar o problema e pede que todos fiquem cientes da situação", relata Carlos, acrescentando que as causas do acidente ainda não foram esclarecidas.

Neste domingo, 10, haverá uma reunião de emergência, na sede da Deso, entre técnicos da Companhia e o vice-governador Belivaldo Chagas. Na ocasião, será feita uma avaliação detalhada dos danos causados pelo rompimento da adutora.

Atendimento às vítimas

Com a queda da ponte, quatro pesssoas e alguns cavalos que circulavam pelo local ficaram feridos. De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Mendes, duas das vítimas apresentaram estado mais grave. Os primeiros levantamentos dão conta que uma teve traumatismo craniano e a outra fraturou o fêmur. As demais tiveram algumas escoriações. Todas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Com relação aos animais, apenas alguns deles conseguiram ser resgatados com vida. 

A superintendência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Sergipe) prestou atendimento às vítimas, que foram encaminhadas ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). O Samu informa ainda que foram encaminhadas 5 ambulâncias (duas unidades de suporte avançado - USA - e três de suporte básico - USB), com tempo resposta para a chegada ao local em 12 minutos, o que representa a eficiência da equipe de socorristas através da prática estabelecida pelo Plano de Contigência. O tempo que envolveu os trabalhos de resgate e de atendimentos foi de 01h30.

A operação contou com o apoio de duas motolâncias do Samu, uma ambulância da Petrobras e uma do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Agencia SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.