Poder e Cotidiano em Sergipe
Ações estratégicas mantêm Aracaju fora do índice das cidades mais violentas do mundo  15 de Março 18H:29
INFORME PUBLICITÁRIO

Ações estratégicas mantêm Aracaju fora do índice das cidades mais violentas do mundo 

Investimentos em tecnologia e infraestrutura urbana promovidos pela Prefeitura de Aracaju, nos últimos anos, têm deixado a capital sergipana, pelo quarto ano consecutivo, fora do índice das 50 cidades mais violentas do mundo, conforme levantamento realizado pela ONG mexicana Seguridad Y Justicia. Soma-se a isso a integração dos trabalhos da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) - órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) - e Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

De acordo com o gestor da Semdec, tenente-coronel Silvio Prado, os dados positivos são resultados de investimentos da Prefeitura de Aracaju em novos equipamentos tecnológicos, como as câmeras de vigilância eletrônica instaladas nos equipamentos públicos, a exemplo de unidades de saúde e de ensino e terminais de integração, bem como na realização de obras estruturantes em toda a cidade.

“Desde 2017, temos instalado câmeras de segurança nos equipamentos públicos da cidade. Hoje, após as reformas dos terminais de integração e instalação dessas câmeras, temos uma redução de praticamente 97% no índice de roubos e furtos nesses locais. O Terminal do Mercado, por exemplo, conta com 40 dispositivos que inibiram todo tipo de ação criminosa no local. Os postos de saúde, unidades de ensino e todos os demais equipamentos do município somam mais de 3.300 câmeras instaladas, o que praticamente zerou os crimes cometidos nesses locais. Além disso, para todo delito praticado nesses locais, podemos realizar prisão em flagrante, pois a empresa responsável pelo monitoramento tem dois minutos para informar à GMA e nós temos um tempo-resposta de até dez minutos para prender a pessoa que está cometendo o delito”, explica o secretário.

O secretário ressalta que, nesse período, a Prefeitura de Aracaju investiu também na compra de novos veículos para a Guarda Municipal. Em 2022, a frota da corporação recebeu 26 novas viaturas para reforçar o sistema de segurança do município, encurtando o tempo de resposta diante de ocorrências de menor gravidade.

“Temos uma ostensividade maior com essas viaturas, pois vieram com uma plotagem nova, de padrão internacional, que faz com que não só as pessoas aqui de Aracaju, mas de qualquer outro lugar Brasil e do mundo que estejam aqui, saibam que aquele veículo se trata de um carro de segurança pública, que está a serviço da população. Além disso, temos um mapeamento das áreas de pontos fixos e bases para cada viatura que entra em serviço diariamente. Esse veículo tem que cumprir esse cartão-programa de ficar determinado tempo em locais que tenham um índice de assaltos, roubos e furtos naquela localidade e, mais do que isso, para que passe segurança aos cidadãos”, explica o tenente-coronel.

Silvio Prado destaca ainda, a realização de eventos de grande porte na cidade, a exemplo do Réveillon, Projeto Verão e Forró Caju, sem registros de homicídio ou tentativas de homicídio, bem como a redução de pequenos delitos, refletem os investimentos da gestão municipal em tecnologia e na integração dos serviços entre os governos municipal e estadual.

“Hoje, com a utilização de reconhecimento facial que utilizamos durante esses eventos, com ostensividade intensa e o trabalhando com essas viaturas embarcadas, além de estratégias de posicionamento nos locais onde existe a maior probabilidade de acontecer uma ocorrência e parcerias com a SSP, zeramos, em 2022, o índice de homicídios e de tentativas de homicídio nesses eventos e, com o Projeto Verão 2023, vimos que este ano deve seguir da mesma forma”, destaca.

Parceria com a SSP


Além das ações da Guarda Municipal, a parceria do Município com o Estado colabora para o resultado destacado e positivo de Aracaju do ranking internacional. Além de fazer o policiamento em todo o interior sergipano, as Polícias Civil e Militar prestam apoio e ações efetivas em Aracaju, com a presença de delegacias especializadas e rondas ostensivas com viaturas e agentes pelas ruas da cidade.

O secretário de estado da Segurança Pública, João Eloy, enfatiza que o combate ao crime é reforçado também por serviços urbanos básicos, que são competência dos municípios, a exemplo da urbanização de comunidades desprovidas de infraestrutura básica, como os investimentos da Prefeitura de Aracaju em obras estruturantes em regiões periféricas da capital sergipana e a modernização de todo o parque de iluminação pública da cidade com a tecnologia de LED.

"Melhorar a iluminação em área onde há incidência criminal, melhorar o aspecto dos bairros, instalar câmeras de monitoramento, entregar serviços básicos para afastar jovens da violência. Tudo isso é importante para diminuir os índices de criminalidade e o município de Aracaju tem entregue isso, tanto com os serviços da Guarda Municipal, como no investimentos em áreas cruciais para o nosso trabalho diário", reconhece o gestor estadual.

Diversas operações contra o crime organizado, como o tráfico de drogas, são realizadas na capital sergipana pelas forças policiais do estado, algumas das quais contam com a colaboração da GMA, por meio de seus grupamentos especializados, a exemplo do que atua com cães farejadores treinados pela própria corporação.

"O trabalho de combate ao crime tem vários protagonistas e a Guarda Municipal de Aracaju é muito importante em vários trabalhos que são feitos em parceria com a Segurança Pública. Comumente, a Guarda Municipal, com o seu grupamento especializado com cães farejadores, nos dá suporte em grandes operações de combate ao tráfico e crimes violentos e muitos flagrantes são possíveis com esse auxílio sempre importante", pontua a coordenadora das delegacias da capital, delegada Nalile Bispo.

Uma outra parceria de destaque entre a Semdec e a SSP ocorre durante a realização de grande eventos em Aracaju. Para o comandante do policiamento militar da capital, tenente-coronel George Melo, “a Guarda Municipal é uma grande parceira nesses eventos organizados em Aracaju, uma vez que todas as forças de segurança do estado definem um grande planejamento, que tem o suporte importante da GMA na realização do trabalho durante essas atividades".

Outras ações


Além de investimentos em tecnologia, a Prefeitura de Aracaju tem dedicado esforços a projetos de modernização da infraestrutura urbana. Com a Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação, tem viabilizado a modernização de todo o parque de iluminação pública da cidade com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED. Em outra frente, a urbanização de bairros antes desprovidos de infraestrutura básica, que passaram a dispor de redes de drenagem e de saneamento, além de asfaltamento e acessibilidade, também contribui para o bom resultado alcançado por Aracaju no ranking da ONG mexicana.

Com a modernização na iluminação pública, além da economia nas contas públicas, tendo em vista que as lâmpadas de LED consomem menos energia elétrica que as convencionais, a Prefeitura promove também uma maior sensação de segurança. A capacidade luminosa desse tipo de tecnologia é superior à das lâmpadas de vapor de sódio e inibe que criminosos ajam contra a população, coibindo delitos como roubos e assaltos.

“Em um determinado local, como uma praça que esteja escura, os indivíduos que querem cometer algum ato ilícito verificam a fragilidade de uma pessoa passar pelo local escuro ou que possui lâmpada de baixo alcance de iluminação, e se motivam a fazer essa prática de crime porque pode cometer sem ser visto e/ou reconhecido pela vítima ou pela comunidade que está ao redor. Quando a gente incrementa naquela praça uma iluminação de alto alcance e poder de visibilidade, as pessoas que pensam em cometer esse crime se sentem inibidas de fazê-lo porque elas serão facilmente reconhecidas”, explica Silvio.

Quanto às obras de infraestrutura que têm transformado a paisagem urbana da cidade, o secretário da Defesa Social e da Cidadania destaca que esses investimentos auxiliam na segurança do município, tendo em vista a promoção de uma melhora na vida da população, o que “eleva o padrão de vida das pessoas, fazendo com que elas se sintam empoderadas”. Com isso, ressalta o gestor, os próprios aracajuanos passam a denunciar aqueles que cometem delitos nessas regiões que receberam obras estruturantes. “Esse empoderamento faz as pessoas se sentirem presentes para o poder público e elas criam uma linha divisória entre aqueles que querem viver na marginalidade”.

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.