Poder e Cotidiano em Sergipe
Ações educativas marcam início da III Semana Municipal de Trânsito 5 de Maio 16H:54

Ações educativas marcam início da III Semana Municipal de Trânsito

Dentro da programação da III Semana Municipal de Trânsito, promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), foi realizada na tarde desta segunda-feira, 4, a primeira ação de rua do evento, o Comando Educativo, que envolve ações de conscientização e educação no trânsito para condutores e pedestres que transitavam pela Rotatória do Caju, bairro 13 de Julho.

A ação educativa contou com a participação de vários órgãos municipais como Defesa Civil, Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), Guarda Municipal , Procon Municipal, Comitê Municipal de Mobilização Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Consepat), Fórum de Transporte e Transito/SE e outras entidades parceiras, que estiveram conversando com os condutores e pedindo autorização para colocar o adesivo da campanha "Mais Consciência, Menos Acidentes", promovida pela SMTT.

Para a Coordenadora da Equipe de Educação para o Trânsito da SMTT, Selma Dantas, as ações da Semana Municipal de Trânsito servem como uma prévia da semana nacional, que acontece no mês de Setembro. "Esta é uma prévia para a semana Nacional de Trânsito, será uma semana inteira de ações, mas que irão se prolongar por todo o mês, que é o Maio Amarelo, alertando pela vida, e estaremos com o Comando Educativo, que envolve vários órgãos e tentar mostrar pra sociedade a importância desse trabalho que nós fazemos e que ela seja nossa aliada. Se cada um fizer a sua parte, a gente vai ter um trânsito muito mais humano e mais gentil", conclui Selma.

O diretor de trânsito da SMTT, José Luiz Ferreira, espera que as ações da III Semana Municipal de Trânsito tenha um alcance bem maior que em edições anteriores, e ressalta a importância de ações educativas para diminuir o número de mortes no trânsito.  "A ideia é que as ações de cada edição consigam superar a edição anterior, nós esperamos levar as informações a um maior número de pessoas, com a ajuda da imprensa, dos órgãos que estão nos apoiando, e principalmente pela própria população. Cada vez mais nós temos notado uma maior participação desses grupos e a nossa expectativa é que a gente consiga ter um alcance maior que nas edições anteriores. As ações educativas da SMTT são ações contínuas, não apenas nas semanas municipal e nacional de Trânsito, como também outras campanhas que promovemos  por todo o ano, tentando sempre diminuir os acidentes e os óbitos na nossa capital, para que possamos construir um trânsito melhor pra todos e com a ajuda de toda população, é isso que pretendemos com essas ações", diz José Luiz.            

Os condutores que trafegavam pela Rotatória do Caju, também aprovaram as ações de conscientização do Comando Educativo. "Eu trabalho com transportes pesados, e para nós que conduzimos estes veículos o medo de sofrer acidentes é bem grande, e acho interessante ações como esta porque nos ensina a respeitar os outros condutores de transportes menores, como ciclistas e motociclistas, para um modo de condução mais respeitoso e seguro", diz o industrial Arlênio Gomes. Já para a diarista Dilma Maria Santos, o Comando Educativo é uma forma de alertar condutores de que nas vias há espaço para todos. "O meu veículo é uma motocicleta, e percebo que muitos motoristas não delimitam um espaço entre outros motoristas e avançam em alta velocidade sem se importar com os condutores ao redor, acho importantes essas ações educativas, porque elas podem ajudar a diminuir o número de acidentes no trânsito", alerta Dilma.

A III Semana Municipal de Trânsito está inserida no calendário do Maio Amarelo, mês que tem servido como referência em todo o mundo para o balanço das ações de segurança no trânsito, depois ter sido decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU),  em 11 de maio de 2011, a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. Neste mês também é comemorado a Semana Municipal de Segurança ao Pedestre, lançada em 2013.  

Fonte: Aracaju.se.gov.br

Fotos: Secom/PMA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.