Poder e Cotidiano em Sergipe
Ação mundial recolhe quase 400 kg de lixo na Orla da Atalaia 28 de Setembro 9H:44

Ação mundial recolhe quase 400 kg de lixo na Orla da Atalaia

Participantes do Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias percorreram, aproximadamente, 1 quilômetro de faixa de areia a partir dos arcos da Orla da Atalaia. E o resultado foi impressionante: cerca de 370 quilos de material descartado de forma irregular foi recolhido. Participaram do evento, que aconteceu no último domingo, 24, aproximadamente 100 voluntários de instituições de ensino e pesquisa, grupo de bandeirantes de Aracaju, donos de barracas na faixa de areia, frequentadores de praia, além de jovens aprendizes ambientais da Fundação Brasil Ecoar.

"Ao término da ação conseguimos enxergar e sentir que o objetivo foi alcançado com êxito. A ideia foi sensibilizar quanto às problemáticas ambientais acarretadas pelo descarte incorreto dos resíduos (lixo) que produzimos. Com o intuito, também, de provocar mudanças de atitude e analisar como cada um pode minimizar ou anular tais impactos", afirmou Elisa Pitanga, biológa da Fundação Mamíferos Aquáticos e coordenadora da ação em Sergipe.

Em um país onde metade da população padece com a falta de esgotamento sanitário em suas residências e cerca de 35 milhões de pessoas nem sequer têm acesso a água tratada, encontrar pessoas dispostas a dar a sua parcela de contribuição para mudar esse cenário desolador é digno de aplausos.

Jovens aprendizes ambientais
Os dados são de uma pesquisa realizada em 2016 pela ONG ambientalista SOS Mata Atlântica, e retratam uma realidade não muito distante, mas que se depender do grupo de jovens aprendizes ambientais focados em disseminar uma consciência ambiental capaz de alterar cenários como estes, a coisa vai começar a mudar.

A jovem aprendiz ambiental, Williane Souza, de 21 anos, participou pela primeira vez da ação e encarou como mais um aprendizado. "É mais uma experiência. Na verdade, o nosso trabalho já é o de multiplicador de informações de boas ações", diz.

Para a Fundação Brasil Ecoar, apoiadora do evento, é de extrema importância somar-se a ações que não só promovem atividades de trocas de conhecimentos, mas também potencializam iniciativas de colaboração entre instituições, como é o caso da parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.

O Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias trata-se de um movimento internacional que promove a campanha de limpeza de rios e praias em todo o mundo sempre na terceira semana do mês de setembro.

Apelidado de “Clean Up the World” ou “International Costal Clean Up”, pelas organizações que iniciaram o movimento de despoluição na Austrália e América do Norte nos anos 80, mais precisamente em 1986, ele já é considerado a maior ação global para a limpeza do planeta.

Na ação foram recolhidos 146,6 kg de plástico, 126,4 kg de côco, 22,7 kg de vidro, 21,7 kg de tecido, 18,7 kg de isopor, 12,7 kg de borracha (pneu), 4,8 kg de metal, 4,5 kg de papel e 4,3 kg de artefato de pesca.

"Nós temos um sonho de que esta ação deixe de ser algo pontual, mas para isso precisamos de um mantenedor para ampliar essas ações para outras áreas, como por exemplo, o manguezal da Avenida 13 de Julho, da Coroa do Meio", finaliza Elisa Pitanga.

Por Assessoria de Imprensa

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.