Poder e Cotidiano em Sergipe
Abertura de empresas será totalmente digital a partir de 1º de setembro 27 de Agosto 10H:32
COTIDIANO | Por Max Augusto

Abertura de empresas será totalmente digital a partir de 1º de setembro

Junta Comercial elaborou um manual para tornar a migração para o formato 100% online mais fácil para os usuários
 
A partir deste próximo domingo, 1º de setembro, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) iniciará a implantação do projeto “Jucese 100% Digital”, que consiste no envio totalmente eletrônico dos documentos do registro de empresas (constituição, alteração e baixa), sendo estes assinados digitalmente, através do uso de certificado digital e-CPF do empresário.

Isso vai extinguir a entrada física de processos no setor de protocolo da sede da autarquia ou nos Escritórios Regionais.

Além de realizar uma série de capacitações presenciais, a Junta Comercial disponibilizou para os usuários em seu site (www.jucese.se.gov.br) um manual do projeto “Jucese 100% Digital”, mostrando o passo a passo para abrir uma empresa exclusivamente pela internet, por meio do Portal de Serviços Agiliza Sergipe (www.agiliza.se.gov.br).
 
“Bem intuitivo, o manual mostra tela a tela os procedimentos para abrir uma empresa no Agiliza Sergipe, porta de entrada para abertura, alteração e baixa de empresas no Estado, e, principalmente, mostra como usar o certificado digital. Acompanhando este manual, nosso usuário consegue registrar uma empresa na Junta Comercial”, informa o presidente da Jucese, Marco Freitas.
 
Cronograma de implantação
Seguindo o cronograma de implantação, conforme estabelecido pela Resolução Plenária nº 3/2019 da Jucese, a partir de 1º de setembro, algumas empresas só poderão arquivar atos de abertura por meio exclusivamente digital.

São elas: Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli); Empresário Individual e Sociedade Limitada. 

Em 1º de outubro, entra em vigor o registro unicamente digital para alteração e baixa dos tipos jurídicos anteriormente citados. A próxima etapa acontece a partir de 1º de novembro, o processo de transformação dessas três naturezas jurídicas, incluindo-se Sociedade Anônima, Cooperativa e Consórcio, também será totalmente online.
 
Em 1º de dezembro, será a vez dos processos de constituição, alteração e baixa dos tipos jurídicos Sociedade Anônima, Cooperativa e Consórcio tramitarem na Jucese de forma inteiramente eletrônica. “Essa mudança acontecerá por etapas para que os profissionais da contabilidade, assim como os empresários, possam ir se habituando ao formato 100% digital com mais facilidade”, completa Marco Freitas.

 

Da Ascom

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.