Poder e Cotidiano em Sergipe
96% das fake news eleitorais são divulgadas via WhatsApp 24 de Outubro 6H:36
PODER | Por Max Augusto

96% das fake news eleitorais são divulgadas via WhatsApp

Temos acompanhado de perto o avanço da proliferação de fake news, principalmente, com o foco nas eleições presidenciais, com destaque para o uso do aplicativo WhatsApp. De acordo com o prof. da FGV, Arthur Igreja, especialista em Tecnologia e Inovação, o Brasil tem legislações a respeito de crimes digitais, inclusive, entrará em vigor, em 2020, a legislação referente à proteção de dados, muito em linha com o que ocorreu na Europa.

"Mesmo sendo legitimada daqui a 2 anos, o Ministério Público já está muito atento fazendo investigações. Em termos de legislação digital, a brasileira é considerada uma das mais robustas. Ela está mais frágil no âmbito eleitoral, mas essa é uma questão mais voltada ao TSE, que precisa se digitalizar e entender tudo isso. A Justiça Eleitoral ainda se encontra defasada com relação ao avanço tecnológico", explica.

Estudos apontam que em torno de 96% das fake news eleitorais divulgadas no Brasil são compartilhadas via WhatsApp.

"As cabeças por trás das notícias falsas divulgam exatamente o que o povo quer ler. E isso cria o tão conhecido (e temido) efeito de massa de manobra. Estamos repetindo o mesmo que aconteceu nas eleições americanas, porém, com muito mais recursos tecnológicos", comenta.

Para ele, à medida em que o desenvolvimento tecnológico avança, fica mais difícil controlar o problema, dado o surgimento de robôs cada vez mais inteligentes, que chegam mais longe em menos tempo. Análises indicam que 40% dos perfis que seguem os presidenciáveis são falsos, o que indica que existe uma indústria de robôs por trás das campanhas.

Dados reforçam que de todo o tráfego da internet, mais de 65% é operacionalizado por meio de bots.

"Essa indústria que dissemina conteúdo falso não fica alocada no Brasil, mas em países como a Rússia. Isso é um grande problema para chegar até a fonte correta de quem espalha as fake news. Além disso, muita informação é movimentada na darknet", completa o especialista.

Para Igreja, a existência de uma legislação específica poderia regulamentar os disparos de informações nas redes sociais, bem como a compra de contatos.

"A tecnologia sempre anda na frente. E tudo isso que foi apontado recentemente sobre a ampla disseminação de notícias falsas, com destaque para a divulgação no WhatsApp, é algo inédito. Então, primeiramente, o fenômeno precisa ser entendido, apurado, para depois regular dentro das leis existentes e, se necessário, construir novas. Com certeza, não é uma praga do nosso tempo que ficará à revelia. Isso será regulamentado no curto ou médio prazo", conclui.

Sobre Arthur Igreja

Arthur Igreja é professor da FGV, especialista em tecnologia e inovação. Masters em International Business pela Georgetown University (EUA), MBA pela ESADE (Espanha) e Mestrado Executivo em Gestão Empresarial pela FGV. Certificações executivas em Harvard e Cambridge. Atuação profissional em mais de 25 países. Palestrante.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.