Poder e Cotidiano em Sergipe
84% dos brasileiros são a favor da redução da maioridade penal, aponta Datafolha 3 de Janeiro 17H:53
PODER

84% dos brasileiros são a favor da redução da maioridade penal, aponta Datafolha

36% da população deseja que redução seja considerada apenas para casos de crimes graves

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha revelou que 84% dos brasileiros dizem sim quando o assunto é a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Em 2015, o número de pessoas que apoiavam a iniciativa era de 87%.

O Datafolha também mostrou que 36% dos entrevistados defendem que a redução contemple apenas os acusados de crimes considerados graves, a exemplo do homicídio e do estupro. Em 2015, esse grupo era de 26%.

Há anos, o Congresso discute propostas de redução da maioridade penal para crimes como estupro, sequestro e homicídio doloso. Em 2015, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), chegou a propor, como alternativa, aumentar o período de internação de menores de idade infratores de três para até oito anos em casos de crimes hediondos.

A pesquisa mostra que o apoio à redução da maioridade penal é maior entre os mais pobres. Segundo o Datafolha, 83% de quem ganha até dois salários mínimos é a favor da proposta. Se contabilizados quem ganha até dez salários, o índice cai para 73%.

Quando foram perguntados sobre qual deveria ser a idade mínima para alguém ir para a cadeia, 39% das pessoas respondeu de 16 a 17 anos; 30% acham que deveria ser de 13 a 15 anos; 14% defendem que seja de 18 a 21 anos.

O Datafolha ouviu 2.765 pessoas em 192 municípios do país em 29 e 30 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

*Com informações do Instituto Datafolha

Foto: Divulgação/CNJ

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.