Poder e Cotidiano em Sergipe
70% do semiárido de Sergipe caminha para a desertificação 16 de Fevereiro 12H:41

70% do semiárido de Sergipe caminha para a desertificação

Deu no Jornal da Cidade: 

 

A desertificação em áreas semiáridas do alto sertão sergipano é causada, em maior parte, pela ação de degradação ambiental provocada pelo homem. Segundo o diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável e de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, Valdemar Rodrigues, 70% dessas áreas em Sergipe já apresentam início de desertificação e a situação já começa a atingir comunidades, fazendo com que as pessoas migrem para os centros urbanos.

 

Os dados fazem parte de um levantamento que vem sendo feito desde 2015 pelo MMA, que durante a manhã desta quarta-feira esteve em Sergipe e juntamente com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) apresentou o programa de Unidades de Recuperação de Áreas Degradadas e Redução da Vulnerabilidade Climática na Região Semiárida Brasileira (Urad) que será executado em Sergipe. 

 

Segundo Valdemar, a seca vem tomando conta do sertão nordestino há seis anos e com a estiagem as famílias que dependem da atividade agrícola tradicional, sem água para produzir, passam a desmatar e queimar a caatinga para a produção do carvão.

 

Sendo assim, o diretor explica que para reverter o processo de desertificação e recuperar a produção é preciso substituir a atividade humana produtiva de agricultura e pecuária nas áreas prejudicadas em Sergipe.

 

 

Leia matéria completa no site JornaldaCidade.Net

Foto: Glauco Umbelino/Divulgação

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.