Poder e Cotidiano em Sergipe
59% dos brasileiros não sabem em quem votar ou vão anular o voto 3 de Agosto 6H:53
PODER

59% dos brasileiros não sabem em quem votar ou vão anular o voto

A alta insatisfação com a corrupção e o descrédito com a classe política fazem com que a parcela dos eleitores com intenção de votar em branco ou nulo e a de indecisos seja a mais alta das últimas cinco eleições.

Questionados de forma espontânea sobre o candidato que vai ganhar seu voto - sem apresentar uma lista de presidenciáveis - 31% dos entrevistados disseram que vão votar em branco e 28% não souberam ou não quiseram responder à pergunta, o que indica indecisão.

Quando apresentados a uma lista, 59% apresentaram uma escolha, mas apenas 27% dizem que não vão mudar a opção por estarem convictos.

REDES SOCIAIS

Para tomar a decisão, 84% dos eleitores vão se informar pela imprensa (TV, rádio, jornais e revistas e sites de notícias) e 26% vão utilizar as redes sociais - é possível apresentar mais de uma opção como fonte de informação.

Mas só 5% dos brasileiros disseram que vão utilizar as redes sociais como única fonte de informação, segundo a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira - Eleições 2018, divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e feita em parceria com o Ibope.

CONVICTOS

Jair Bolsonaro é o candidato com maior número de eleitores convictos de que não mudarão de voto, entre os quatro primeiros colocados na pesquisa, em cenário sem o ex-presidente Lula.

Dos entrevistados que votariam em Bolsonaro, 34% disseram que a decisão é definitiva e que não mudarão de jeito nenhum.

Os percentuais dos que estão convictos caem para 26% no caso de Ciro Gomes, 23% entre os eleitores de Geraldo Alckmin e 22% dos eleitores da Marina.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 21 e 24 de junho, em todo o país, e detalha informações por perfil do eleitor da sondagem de intenção de votos divulgada em 28 de junho.

LULA

A pesquisa apontou que em um cenário com Lula como candidato, o ex-presidente lidera com 33% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (15%) e Marina (7%). Nesse caso, Ciro e Alckmin aparecem com 4% das intenções.

Sem Lula na disputa, os melhores colocados são: Jair Bolsonaro (17%), Marina Silva (13%), Ciro Gomes (8%) e Geraldo Alckmin (6%).

ELEITOR DE LULA

As menções ao ex-presidente Lula são mais expressivas na região Nordeste (54%). Além disso, ele se destaca em municípios com até 50 mil habitantes (40%) e no interior (37%).

Suas citações aumentam conforme diminui a escolaridade e a renda familiar do eleitor. Os brasileiros que escolheram Lula estão, de um modo geral, mais insatisfeitos com a vida (40%) que aqueles que optaram pelos demais candidatos (34%).

Entre os eleitores que optaram por Lula, 55% escolhem uma outra opção quando seu nome não consta da lista de pré-candidatos à presidência da República, enquanto 36% passam a votar em branco ou nulo e 9% ficam indecisos.

Os pré-candidatos que mais se beneficiam da migração de votos do ex-presidente são Marina Silva, que fica com 16% dos que votariam em Lula, seguida de Ciro Gomes, que fica com 11%.

Fernando Haddad, que foi incluído na lista como candidato do PT alternativo ao ex-presidente, fica com apenas 3% dos votos. Dos eleitores de Lula, o nome de Bolsonaro é o mais rejeitado: 41% dos eleitores do ex-presidente afirmam que não votariam no deputado de jeito nenhum.

*Com informações da CNI/Ibope

Foto: Divulgação/TSE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.