Questionado sobre a atuação do prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) lembrou que pesquisa recente apontou 57,9% de aprovação do gestor, em seus primeiros meses.
Nesta entrevista concedida ao BLOG DO MAX/JORNAL DA CIDADE o vereador ainda afirmou que a comitiva de vereadores que visitou Brasília para buscar recursos para o Forró Caju o fez por conta própria, sem diárias pagas pela Câmara.
Sobre o formato utilizado da festa no ano passado, quando o evento foi comandado por seu pai, o ex-secretário Carlos Batalha, ele diz que aquela foi a solução encontrada naquele momento, para viabilizar a festa. Em seu primeiro mandato, o jovem vareador falou ainda sobre a sua atuação legislativa. Confira abaixo.
BLOG DO MAX - Você e mais cinco vereadores foram a Brasília buscar recursos para o Forró Caju. Essa viagem foi mesmo necessária? Quanto custou para a Câmara as diárias e passagens aéreas?
Thiaguinho Batalha - As despesas da viagem foram pagas com recursos próprios. A Câmara de Vereadores não gastou um centavo sequer com diárias e passagens aéreas. O presidente da Casa, vereador Nitinho (PSD), já se pronunciou oficialmente sobre isto. Eu entendo que a viagem foi muito importante porque a presença da comitiva de vereadores da capital mostrou a união e a força dos parlamentares em defesa do Forró Caju, que é o sinônimo maior da nossa riqueza cultural. Esta festa que projeta Aracaju positivamente no cenário nacional e atrai milhares de turistas, gerando emprego e renda para o nosso povo.
BM- A Prefeitura tem falado das dificuldades para realizar o Forró Caju. Você acredita que o modelo utilizado no ano passado poderia ser aplicado este ano?
TB - O momento era outro. O formato utilizado no ano passado foi a solução encontrada naquela época para realizar a festa. Com a crise financeira que abateu a Prefeitura, este ano o Forró Caju, caso venha a ser realizado, terá a quantidade de dias reduzidos. A Prefeitura não tem recursos financeiros para a sua realização. Por isso que nós [vereadores] fomos à Brasília pedir à bancada federal a liberação de uma emenda destinada para a festa, recurso este que, sendo autorizado, poderá garantir a sua realização.
BM- Após cinco meses, a gestão de Edvaldo Nogueira ainda não convenceu a população. O que você acha que está faltando?
TB - Pesquisa recente aponta que 57,9% da população aracajuana está satisfeita com os primeiros meses da gestão de Edvaldo. É claro que muita coisa ainda precisa ser feita. Não se resolve todos os problemas da noite para o dia. Entendo que este primeiro semestre foi o momento para ajustar a máquina, pagar os servidores públicos em dia e quitar débitos com fornecedores.
BM - Quais os desafios de presidir a Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento?
TB - Um desafio enorme, mas graças a Deus estamos trabalhando com muita tranquilidade. Já tivemos audiências importantes, como a reunião com o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, que apresentou um balanço das contas da administração municipal. Já analisamos matérias importantes e estamos nos dedicando, juntamente com os demais membros, sobre todos os assuntos que são remetidos para a comissão, onde emitimos pareceres com responsabilidade e embasamento técnico.
BM - Você criou o Projeto de Lei n° 78/2017 que institui o programa Jovem Aprendiz no âmbito municipal. Se for sancionado pelo prefeito, qual o benefício que este projeto trará para os jovens?
TB - O projeto tem um alcance social extraordinário. Ele garante aos jovens uma oportunidade de capacitar-se para o mercado de trabalho, e uma renda, o que é algo muito significativo. O projeto abre espaço para a preparação pré-profissional dos adolescentes, dá a eles a ideia de um trabalho prático e possibilita uma ajuda financeira, aumentando a renda das suas famílias. Tenho plena convicção que o prefeito sancionará este projeto tão logo ele chegue ao seu gabinete.
BM - Apesar de estreante na política, você tem surpreendido com um mandato atuante e produtivo. O que a população pode esperar daqui pra frente?
TB - Muito trabalho. Nossa equipe está estudando vários projetos importantes que deverão ser protocolados em breve. Já apresentamos várias proposituras. Criamos canais de comunicação abertos para a população participar do nosso mandato com sugestões e críticas, porque entendo que é assim que o vereador deve atuar: ouvindo o povo. Fui eleito para trabalhar por Aracaju e farei isto com muita dedicação até o último dia do meu mandato. Meu compromisso é trabalhar para honrar todos os aracajuanos.
Receba notícias no seu Whatsapp.
Cadastre seu número agora mesmo!