Poder e Cotidiano em Sergipe
45 casos de dengue e 5 de zika já foram confirmados em Sergipe, este ano 5 de Maio 11H:42
COTIDIANO | Por Max Augusto

45 casos de dengue e 5 de zika já foram confirmados em Sergipe, este ano

Não houve mortes este ano. Veja quais são os municípios mais atingidos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o Boletim Epidemiológico das Arboviroses em Sergipe, referente ao período de 03 de janeiro a 27 de março deste ano. O documento mostra que foram notificados 411 casos de dengue, sendo 45 confirmações e 297 descartados. Outros 69 registros estão em investigação. Quando à Chikungunya foram 474 notificações, com 226 confirmações, 191 descartes e 57 estão em investigação. Com relação à ZiKa foram 35 notificações com cinco casos confirmados, distribuídos entre os municípios de Aracaju e Simão Dias.

No período avaliado não houve óbitos provocados pelas arboviroses, segundo destacou o diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, destacando que dos casos confirmados de dengue, os grupos etários mais acometidos foram os de adultos jovens de 20 a 34 anos de idade, que respondeu por 35,5% dos casos. O sexo feminino foi o mais afetado, com 53,3% das ocorrências.

Os municípios com maior incidência de dengue no período foram: Aracaju, com 23 casos; São Cristóvão, com 15; Itabaianinha e Malhador com 11 cada um; e Boquim, com nove casos. De acordo com as informações do Boletim Epidemiológico, foram registrados casos de dengue em 16 dos 75 municípios sergipanos. Na análise dos casos de chikungunya observa-se uma predominância na faixa etária de 35 a 49 anos, com 31% dos 226 casos confirmados, e no sexo feminino, com 63%.

De acordo com informações do diretor de Vigilância em Saúde, dois Levantamentos Rápidos de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) foram realizados pelos municípios neste ano de 2021. O primeiro, feito em janeiro, mostrou que 17 dos 75 municípios apresentaram índice satisfatório; que 43 estavam em situação de média infestação; e que oito estavam com índice de alta infestação. Sete municípios não realizaram o primeiro LIRAa de 2021.

No mês passado, um novo levantamento foi feito, apontado 20 municípios em situação satisfatória; 42 deles em médio risco; e seis em alto risco de infestação. Também no segundo LIRAa sete municípios não realizaram o monitoramento da infestação do Aedes aegypti.

Comparativo
Em relação ao mesmo período do ano passado, Sergipe apresenta no período uma redução de 65,9% no número de casos confirmados de dengue. Em 2020 foram 132 registros contra 45 nestes três primeiros meses de 2021. Quanto à febre da chikungunya, houve um crescimento expressivo de 465% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 40 casos frente às 226 ocorrências em 2021. A zika não registrou variação no período comparado. Foram cinco casos em 2020 e em 2021.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.