Poder e Cotidiano em Sergipe
29 municípios de Sergipe não possuem agências bancárias 11 de Fevereiro 4H:22
COTIDIANO | Por Max Augusto

29 municípios de Sergipe não possuem agências bancárias

Em 29 municípios sergipanos não existe uma agência bancária sequer. Isso representa 38% das cidades sergipanas.

E esse número só não é maior por conta da atuação do Banco do Estado de Sergipe (Banese), pois em 14 municípios ele é a única instituição bancária presente.

Ao todo o Banese está presente hoje em 43 municípios, contando com 252 pontos de atendimento, sendo 60 agências e 192 Pontos Banese.

"Atualmente, o Banese é a instituição financeira com maior capilaridade de atendimento do Estado, estando presente em praticamente 100% dos municípios através dos seus canais de atendimento: Correspondente Bancário, Agências, Caixas Eletrônicos, Rede Saque e Pague, e Rede 24 horas, contando com mais de 742 pontos de atendimento. Além disso, disponibiliza também para os clientes Canais Digitais através do aplicativo e do Internet Banking, proporcionando maior comodidade e agilidade", explicou Luciano Cerqueira Passos, superintendente de Gestão Estratégica do banco.

Cidades sem bancos
O jornal O Globo publicou ontem que de acordo com o Banco Central, mais de 400 cidades brasileiras não possuem bancos.
Ao final do ano passado, dois em cada cinco municípios estavam sem atendimento de instituições financeiras.

A reportagem revelou que em um período de seis anos, 2.414 agências foram fechadas em todo o país. Para analistas ouvidos pelo jornal O Globo, a redução da rede física de agências é um obstáculo à inclusão de mais brasileiros no sistema bancário.

A digitalização pode ajudar a preencher essa lacuna, mas ainda não é acessível para muitos, principalmente os mais velhos e mais pobres.

Hoje são cerca de 17 milhões de brasileiros, em 2.328 cidades, que precisam viajar para municípios vizinhos, se quiserem abrir uma conta, tomar empréstimos ou até mesmo fazer saques. Em 2013, eram 1.901 municípios nessa situação. Desse total, 427 cidades não possuem o serviço desde 2013.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.