Poder e Cotidiano em Sergipe
10 pesquisas de intenção de voto já foram registradas em Sergipe 1 de Junho 17H:23
PODER

10 pesquisas de intenção de voto já foram registradas em Sergipe

Somente no mês de maio, houve o registro de 6 pesquisas

Com a proximidade do primeiro turno das eleições gerais de 2022, a ser realizado no dia 2 de outubro, o número de pesquisas de intenção de voto oficialmente registradas perante a Justiça Eleitoral de Sergipe aumentou consideravelmente.

De janeiro a abril de 2022, apenas 4 pesquisas foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. Porém, somente no mês de maio, houve o registro de 6 pesquisas, sendo a última delas protocolada no dia 27/5/2022.

No site do TRE-SE, é possível consultar cada pesquisa e verificar informações como: quem contratou a pesquisa, valor e origem dos recursos despendidos no trabalho, metodologia e período de realização da pesquisa, plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho a ser executado, intervalo de confiança e margem de erro.

Em adição, as empresas que realizam as pesquisas de opinião são obrigadas a disponibilizar o questionário completo aplicado, o sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo e o nome de quem ou do órgão que pagou pela realização do trabalho e cópia da respectiva nota fiscal. Todas as informações mencionadas estão disponíveis para consulta no site do TRE-SE.

A página das eleições 2022 no site do TRE-SE concentra informações de utilidade pública para os operadores do direito, candidatos, representantes partidários e eleitores. Além de informações sobre as pesquisas, a página das eleições 2022 disponibiliza para download o Calendário Eleitoral 2022, manuais e cartilhas e Resoluções e normas correlatas expedidas pelo TSE e TRE-SE.

Segundo a Lei das Eleições, as pesquisas relativas às eleições ou às possíveis candidatas ou candidatos devem ser registradas no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), até 5 (cinco) dias antes da divulgação. A divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor de cinquenta mil a cem mil UFIR.


A Justiça Eleitoral não realiza controle prévio sobre o resultado das pesquisas, tampouco gerencia ou cuida de sua divulgação.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.