Poder e Cotidiano em Sergipe
10 mil marisqueiras e pescadores passam fome em Sergipe 27 de Maio 5H:23
COTIDIANO

10 mil marisqueiras e pescadores passam fome em Sergipe

Derramamento de petróleo no final de 2019. Início da pandemia em março de 2020. Aumento da fome e da insegurança alimentar. Esses três acontecimentos, que acumulam os impactos, têm ocasionado uma grave situação em territórios sergipanos habitados por marisqueiras, pescadores artesanais, quilombolas, extrativistas, camponeses e outros Povos e Comunidades Tradicionais.

Para denunciar esta realidade, que agrava um contexto histórico de violação de direitos, mais de 50 associações e movimentos representativos dessas comunidades irão publicar, nesta quinta-feira (27/05), uma Carta Aberta à população de Sergipe.

“Estamos passando fome, em muitas de nossas casas não há o que comer, nos falta alimento no prato e não temos tido condição de trabalhar, em um cenário de isolamento social e prestes a completar dois anos do derramamento de petróleo, a maior tragédia-crime da história deste país”, afirmam num trecho do documento.

Em um diagnóstico realizado entre março e abril deste ano, em 27 comunidades, de 10 municípios, foi constatado que 2.374 famílias necessitam de alimentos, o que totaliza quase 10 mil pessoas, considerando a média de quatro pessoas por família do Nordeste do país.

“Hoje este número é maior e se ampliarmos os territórios em um novo diagnóstico teremos ainda mais gente nossa sem a garantia de ter comida no prato na próxima refeição! Nós, que historicamente somos responsáveis por colocar cerca de 70% do pescado e 70% dos alimentos proveniente da agricultura nos pratos de vocês, estamos sem ter o que comer”, expressam.

O cenário enfrentado pelos Povos e Comunidades Tradicionais de Sergipe reflete também uma realidade que, infelizmente, é de âmbito nacional. De acordo com estudo realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, entre outubro e dezembro do ano passado, mais de 116 milhões de pessoas (55,2% da população brasileira) conviveram com algum grau de insegurança alimentar na pandemia.

A respeito do derramamento de petróleo, que segue sem identificação dos responsáveis, as comunidades ressaltam que os impactos foram estruturais, considerando que o pescado ficou comprometido para alimentação, produtos da pesca e mariscagem foram danificados, famílias adoeceram mental e fisicamente, mulheres perderam a autonomia financeira.

“Quem foi o responsável pelo derramamento do petróleo? Quais são os danos causados a nossa saúde e a de quem teve contato direto com esse material tóxico? E ao meio ambiente? Estes danos são reversíveis? Durarão por quanto tempo? O pescado consumido nos contaminou? Por que não houve acionamento do Plano de Contingência? Qual o interesse da base governista no Congresso Nacional em não aprovar a renovação da CPI do derramamento de petróleo?”. Essas são algumas das perguntas feitas pelas comunidades.

Os grupos que assinam a Carta denunciam ainda que “não houve uma política de reparação ampla e justa, capaz de minimizar momentaneamente os efeitos do derramamento”. Um exemplo, neste sentido, é que diversos pescadores e marisqueiras não foram incluídos como beneficiários da Medida Provisória 908/2019.

Antes mesmo de terem respostas para qualquer uma dos questionamentos sobre o derramamento de petróleo, as comunidades se viram diante de uma pandemia que já vitimou mais de 452 mil brasileiros e brasileiras. “Como principal indicação para evitar a contaminação pelo coronavírus, recomendou-se que ficássemos em casa e que evitássemos aglomerações, o que provocou o fechamento das feiras livres. Novamente perdemos a condição de comercializar nossos produtos e de trabalhar dignamente e as dificuldades trazidas pelo derramamento do petróleo foram agravadas”, frisam.

Comentários

  • ANTÔNIO MARCOS COSTA VITÓRIO 28/05/2021 às 06:06

    Bom dia, sobre a reportagem dos 10 mil marisqueiros , eu gostaria de fazer doações, pois sou de região praiana e gostaria de ajudar, mas preciso saber com quem posso falar sobre isso. Obrigado

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.