Poder e Cotidiano em Sergipe
Voto útil é mais comum entre eleitores de baixa escolaridade, mostra pesquisa Ipsos 29 de Setembro 8H:21

Voto útil é mais comum entre eleitores de baixa escolaridade, mostra pesquisa Ipsos

Quanto menos anos de estudo e menor a classe social do eleitor, maior a disposição de votar no candidato com mais chances de vencer, mostra pesquisa Ipsos. De acordo com dados do EGM Multimídia (Estudo Geral de Meios), a ideia de voto útil, em que o eleitor faz sua escolha para não desperdiçar seu voto, é adotada por de 19% daqueles com até nove anos de estudo, ante 9% de adesão entre aqueles com superior completo.

 

A mesma dinâmica é vista na análise por classe social. Entre os pesquisados das classes C e D, a taxa de concordância com a frase “Eu voto no candidato que vai ganhar para aproveitar meu voto” é de 18%, contra 12% entre as classes A e B.

 

Os dados fazem parte de levantamento do Estudo Geral de Meios (EGM), realizado pela Ipsos com 31.096 entrevistas presenciais com homens e mulheres acima de 18 anos em nove regiões metropolitanas entre julho de 2015 e junho deste ano. As regiões monitoradas foram São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza. A margem de erro é 0,56% para mais ou para menos.

 

Na análise por faixa etária, os mais velhos são mais inclinados a fazer uso do voto tático, com 16% de concordância daqueles com mais de 45 anos, ante somente 14% entre aqueles de 18 a 24 anos. Na média das nove regiões metropolitanas, 15% dos entrevistados afirmam votar no candidato com mais chances de ganhar.

 

“O voto de uma pessoa deveria representar identificação ou pelo menos concordância ideológica com o candidato. O voto tático se dá em situações onde a opinião funcional é mais importante que a convicção”, explica Diego Pagura, diretor de negócios da Ipsos Connect, responsável pelo EGM. “O estudo do EGM Multimídia reflete bem este comportamento e segmenta os diferentes perfis. Os candidatos precisam estudar em profundidade o perfil dos seus eleitores para saber lidar com o voto tático, seja a favor ou contra si”, complementa o executivo.

 

Salvador: maior adesão ao voto tático

Salvador é a região metropolitana que mais concentra eleitores dispostos a utilizar seu voto de maneira tática, seguida por Fortaleza e Recife. De acordo com dados do EGM, 23% dos eleitores da capital baiana adotam o voto útil; os índices em Fortaleza e Recife são 18% e 17% respectivamente. Já Porto Alegre é onde a ideia de voto útil tem menor concordância, com 11% de adesão entre os pesquisados. Atrás de Porto Alegre, estão Belo Horizonte (12%) e Curitiba (13%).

 

Ipsos

Foto: Agência Brasil

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.