Poder e Cotidiano em Sergipe
VINÍCIUS PORTO: “Vamos votar o Plano Diretor em 2015” 22 de Fevereiro 12H:03

VINÍCIUS PORTO: “Vamos votar o Plano Diretor em 2015”

Nesta entrevista ao BLOG DO MAX / JORNAL DA CIDADE, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Vinícius Porto (DEM), garantiu que pretende analisar e colocar em votação ainda este ano a revisão do Plano Diretor. O projeto foi devolvido à Prefeitura logo no início da gestão de João Alves Filho (DEM) e estaria sendo analisado por técnicos, segundo Vinícius.


No plano político, ele avalia que 2015 será um ano muito melhor para a gestão municipal, e afirma que João Alves Filho (DEM) deve ser candidato à reeleição – pois além de ser o melhor nome do grupo, é o que possui mais capacidade de aglutinar outros partidos e aliados. Confira a entrevista.

BLOG DO MAX – O que o senhor achou do discurso realizado pelo prefeito João Alves Filho na Câmara, na última quinta-feira? Quais são as perspectivas para este ano?
Vinícius Porto –
Ele fez uma retrospectiva de 2014, elencando diversas ações de todas as secretarias, e deu uma mensagem muito positiva, diante da situação que nós sabemos que os municípios brasileiros vivem. Nesses dois primeiros anos o prefeito disse que fez uma série de avaliações e reformas administrativas, para que pudesse agora ter condições de fazer os investimentos necessários para a população aracajuana. Não tenho dúvida nenhuma de que este ano de 2015 vai ser muito melhor do que 2014 e 2013.


BM – A prefeitura está com uma situação financeira melhor para realizar investimentos, é isso?
VP –
Foi necessário um tempo para organizar a casa. Diversas distorções que existiam na prefeitura, este governo resolveu, e agora, efetivamente temos condições de fazer novos investimentos. A população aracajuana precisa entender perfeitamente que diante das dificuldades que passam os municípios brasileiros, Aracaju não é uma ilha, tem os mesmos problemas. Agora cabe a cada gestor, de forma equilibrada e consciente, fazer as obras e os investimentos que forem mais importantes para a população.


BM – Levando em conta o que o senhor tem escutado da população, quais deveriam ser as prioridades da prefeitura para 2015?
VP –
Antes deste governo assumir, um dos problemas mais graves apontados era com relação ao transporte. Esse governo resolveu e hoje você não tem aquela demanda tão grande, como tinha há alguns anos. Lógico que problemas existem, mas melhorou muito. A saúde, houve um crescimento grande em relação aos atendimentos, uma modificação do horário de atendimento de algumas UPAS, o que fez com que só agora no carnaval houvesse quase cinco mil atendimentos realizados. Houve um avanço grande, mas muito existe para ser feito, mas essa questão de saúde é um problema nacional, que não pode ser resolvido de uma hora pra outra. Nós temos novidades importantes na saúde, como o hospital municipal e outras ações que serão realizadas. Na Educação houve uma melhora acentuada nos índices do Ideb, que mostra que a educação de Aracaju melhorou muito. Então acredito que no ano de 2015 podermos ver na prática tudo aquilo que foi abordado nas campanhas políticas se transformar em realidade.


BM – O senhor concorda que hoje a avaliação do prefeito João Laves é muito ruim e que as cobranças estão aumentando?
VP-
Todo político tem que ser cobrado diariamente. Mas se nós fomos avaliar, foram feitas pesquisas qualitativas e quantitativas. As quantitativas mostraram recentemente que o povo aracajuano continua acreditando no prefeito João Alves, prova disso é que ele lidera todas as pesquisas eleitorais. Mas no momento, nós políticos não podemos nos preocupar 24 horas com eleição, temos que trabalha r para que a conequência seja a reeleição do prefeito João Alves, e é isso que ele esta fazendo. Várias questões que precisam ser abordadas na parte de trânsito e infraestrutura, isso tudo está sendo planejado, para que possa ser colocado em prática. Agora, essas cobranças, há com o prefeito João Alves, o governador Jackson Barreto, a presidente Dilma, nós vereadores e qualquer político, homem públio do Brasil, que tem que ser cobrado pela sua população.


BM - O senhor acredita que o prefeito João Alves deverá ser candidato à reeleição? Ele já definiu isso, já conversou com correligionários?
VP –
Eu não tenho dúvida nenhuma, porque ele é o melhor nome do Democratas, é o nome que consegue agregar o maior número de partidos políticos aliados e eu tenho certeza absoluta de que não apenas eu, mas a maioria da população de Aracaju torce por isso.


BM – Haverá modificações nas composições das comissões temáticas da Câmara? Quando serão feitas as mudanças?
VP –
Na próxima terça-feira teremos votações nas comissões temáticas e aí os vereadores que possuem interesse em participar das comissões já irão colocar os seus nomes como candidatos a esses cargos. E ainda na terça-feira, serão colocados em votação.


BM – Quais são os temais mais importantes que a Câmara deverá discutir em 2015?
VP -
Eu vejo a parte da infraestrutura, a mobilidade urbana, que é um tema muito importante. A saúde não deixa de ser um dos temas que mais se discute nesta casa e nós temos também um tema muito importante, que eu acredito que chegue à esta casa este ano, que será o Plano Diretor. O Plano Diretor está sendo discutido com técnicos da Prefeitura, e acredito que ainda este ano chegue a esta casa, para que nós possamos discutir e colocar em votação. Eu não vou colocar em votação o Plano Diretor em ano eleitoral, pretendo colocar ainda este ano, se possível no segundo semestre. Vamos ouvir a população, fazer as plenárias, tudo como deve ser feito.


BM – Já houve uma conversa com a Prefeitura, neste sentido?
VP –
Houve no ano passado, onde foi confirmado que o Plano Diretor está sendo discutido como os técnicos e possivelmente este ano a prefeitura vai encaminhar à Câmara o projeto.


BM – Novidades na comunicação da Câmara de Aracaju? A TV Câmara, em canal aberto, deve mesmo entrar no ar?
VP –
Sem dúvida. Fizemos um planejamento preparando a casa para ter a TV Câmara. Recentemente veio um profissional do Senado Federal, veio para comunicar à população aracajuana que os transmissores serão comprados ainda beste primeiro semestre, pelo Senado. E em parceria entre a Câmara Municipal e Assembléia Legislativa, vamos operacionalizar. Já existe um espaço reservado para colocar os transmissores e aí sim nos teremos a transmissão certa, para toda a população aracajuana e sergipana. Já preparamos a parte de iluminação, por exemplo, que está 100% pronta para receber as transmissões. O setor de imprensa, modificamos para dar mias comodidade ao trabalho dos profissionais.


BM – 204 foi um ano marcado por muitas polêmicas na Câmara. Teve calcinha, teve o vereador Agamenon envolvido em algumas polêmicas. Houve queixas dos dois lados de que não houve punição adequada por parte da Mesa Diretora e da Comissão de Ética. Como o senhor avalia isso e qual é a perspectiva para este ano?
VP –
Em 2015 com certeza teremos temas polêmicos, aqui é uma casa política e toda casa política tem polêmica, em qualquer cidade e Câmara do Brasil. Tem que saber como enfrentaremos estas polêmicas: com respeito aos colegas, com respeito e diálogo, com tranquilidade para debater, é isso que nós queremos. Sobre esses fatos que você citou, houve sim uma punição da Mesa Diretora, eles não concordaram, mas faz parte da democracia. A vereadora Lucimara recorreu e o plenário ficou do nosso lado, concordando com a punição dada a ambos os vereadores. Teremos projetos polêmicos sim e discordâncias, mas nunca poderemos perder o respeito com o colega.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.