Poder e Cotidiano em Sergipe
Vereador denuncia risco de epidemia de tuberculose nos presídios de Sergipe 3 de Fevereiro 10H:12

Vereador denuncia risco de epidemia de tuberculose nos presídios de Sergipe

Em reunião com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Henri Clay Andrade, o vereador do município de Aracaju, Marcos Antônio Soares de Souza, denunciou nesta quarta-feira, 1°, a suspeita de casos de tuberculose no Complexo Manoel Carvalho Neto (COPEMCAN). Em decorrência das visitas semanais, mais de mil pessoas entram ao presídio expondo-se a grave risco de contaminação.

 

Segundo o vereador, os familiares de detentos alegam que há um grande surto da doença na unidade. “São vários presos que estão na enfermaria e nas alas e não estão sendo tratados. Todos nós corremos o risco de epidemia se as autoridades competentes não fizerem algo para reverter a situação. Pensamos nas crianças que visitam os pais e nos agentes que trabalham lá”.

 

Para o presidente da entidade, o COPEMCAN é retrato de um cenário de calamidade pública e de violação dos direitos humanos, uma vez que a doença se dissemina face à superlotação dos presídios e à omissão do poder público no atendimento diário à saúde. Com capacidade máxima para 800 detentos, a unidade prisional abriga, atualmente, cerca de 2.800 presidiários.

 

“Nós precisamos alertar a sociedade e cobrar do Estado uma intervenção urgente. Essa é uma denúncia gravíssima: mais de mil pessoas frequentam semanalmente o presídio e isso pode eclodir em uma epidemia de tuberculose no Estado, em decorrência da negligência do poder público em relação à saúde”, alertou Henri Clay.

 

A Ordem já requereu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a interdição do COPEMCAN. Reunido com representantes do STJ, da Procuradoria do Estado, da Secretaria de Segurança Pública, do Tribunal de Justiça de Sergipe e da Secretaria de Estado da Justiça, na última quarta-feira, 25, Henri Clay reforçou o pedido e afirmou a responsabilidade do Poder Judiciário e do Governo do Estado em evitar uma rebelião de graves proporções que coloque em risco a segurança da sociedade sergipana.

 

OAB/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.