Poder e Cotidiano em Sergipe
Vera Lúcia quer acabar com fator previdenciário 16 de Julho 15H:16

Vera Lúcia quer acabar com fator previdenciário

A candidata a deputada federal, Vera Lúcia (PSTU), reuniu com representantes da federação e das associações dos aposentados de Sergipe, na manhã da quarta-feira, 16 de julho, e reafirmou seu compromisso com a luta pelo fim do fator previdenciário. O fator previdenciário foi criado em 1999, no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, e leva em conta a idade do trabalhador que pretende se aposentar, o tempo de contribuição e a expectativa de vida.



“O fator previdenciário é um grande ataque aos trabalhadores que amargam com perdas salariais de aos menos 40% quando se aposentam. Quanto menor a idade da pessoa ao se aposentar, menor será o valor do benefício. Isso prejudica diretamente os trabalhadores que começaram sua atividade profissional cedo, na maioria dos casos, jovens de baixa renda”, disse Vera Lúcia.


A candidata ressaltou que as mulheres são as mais prejudicadas com o fator previdenciário. “Aumentou a expectativa de vida das mulheres no Brasil, conforme aponta o IBGE. A esperança de vida ao nascer no Brasil subiu de 74,08 anos em 2011 para 74,6 anos em 2012. Se há expectativa de vida, o desconto do fator previdenciário nas aposentadorias é maior. Quando isso acontece, a aposentadoria fica menor. A mudança do critério da aposentadoria de tempo de serviço para tempo de contribuição atacou mais as mulheres, que são o principal alvo dos serviços sem carteira assinada”.


Vera Lúcia destacou que há uma constante ameaça de se igualar a idade mínima de aposentadoria entre homens e mulheres. “Isso para nós é inaceitável. As mulheres tem jornada dupla ou tripla de trabalho. No Brasil 40% das famílias são chefiadas por mulheres. Isto não é levado em consideração na hora de se calcular a aposentadoria baseada na longevidade”.


Na reunião com os aposentados, a candidata a deputada federal pelo PSTU apresentou sua proposta de extinção do fator previdenciário e fez críticas aos deputados federais sergipanos diante a postura adotado ao tema. “Somos contrários a qualquer medida redutora às aposentadorias. O fator previdenciário foi criado por FHC e foi mantido por Lula e Dilma. O PSTU sempre esteve junto com as entidades sindicais na luta pela extinção do fator, e que nenhum novo redutor de direitos aos aposentados seja posto em seu lugar. Contudo, não vimos o empenho de nenhum dos deputados federais sergipanos na linha de frente com os aposentados lutando pelo fim do fator previdenciário, reposição das perdas salariais e em defesa das aposentadorias integrais. Em Brasília, nosso mandato será um ponto de apoio às lutas dos aposentados, em defesa de uma aposentadoria digna aos homens e mulheres trabalhadores”, concluiu Vera Lúcia.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.