Poder e Cotidiano em Sergipe
Valadares Filho quer maior punição para quem descumprir Lei do Trabalho do Menor 11 de Setembro 1H:31

Valadares Filho quer maior punição para quem descumprir Lei do Trabalho do Menor

Preocupado com os abusos cometidos por empresários no descumprimento da lei que trata do Trabalho do Menor, o deputado federal Valadares Filho (PSB-SE), apresentou o Projeto de Lei nº 2.961/2015, que altera a redação do Art. 434 e Art. 435, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a fim de elevar o valor da multa por infração aos dispositivos relacionados ao trabalho da criança e do adolescente.


A multa pela inobservância dos dispositivos relacionados ao trabalho do menor atual é de um salário mínimo regional, aplicada tantas vezes quantos forem os menores empregados em desacordo com a lei, não podendo a soma das multas exceder cinco vezes o salário mínimo, salvo no caso de reincidência em que esse total poderá ser elevado ao dobro.


Para o deputado, a intenção da atualização da penalidade é punir os infratores com a multa correspondente à gravidade da situação. “O valor da multa atualizado é de R$ 402,53, por menor irregular, até o valor máximo de R$ 1.891,42. A multa é aplicada em dobro em caso de reincidência. Essa multa deve ser compatível com a gravidade da situação, assim como a alteração do valor máximo, que apenas beneficia os grandes infratores”.


Valadares Filho julga incorreta a fixação do valor máximo de acordo com a legislação vigente. “Não há fundamento para essa limitação, se cem trabalhadores adolescentes estiverem em situação irregular a multa aplicada deve ser proporcional a esse número. Quanto maior o número de trabalhadores prejudicados, maior deve ser a multa pela inobservância da legislação trabalhista”, observa.


Da Assessoria de Imprensa

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.