Poder e Cotidiano em Sergipe
Transparência: Municípios sergipanos ficaram com nota baixa 12 de Maio 12H:30

Transparência: Municípios sergipanos ficaram com nota baixa

Estado de Sergipe ficou em 18º lugar no ranking

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou o resultado da 3ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT). A metodologia avaliou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) em 26 estados, no Distrito Federal e em 2.328 municípios brasileiros.



A nota de Sergipe é 9,58, o que faz o estado ocupar a 18º posição no ranking. Já o município sergipano que está em primeiro lugar, com nota 10, é Estância.



Acesse aqui o ranking de transparência dos estados e dos municípios.


No segundo lugar do ranking, vem nossa Senhora das Dores, com nota 9,58, o município ocupa o 89º lugar no ranking nacional. Em seguida vem Lagarto, com nota 7,50 e posição 319.

 

Aracaju, por sua vez, não está nada bem na lista, a nota da capital sergipana é 3,47, o que faz ocupar 896 no ranking de transparência.

 

De acordo com a CGU, a análise, realizada entre junho e dezembro de 2016, aponta significativa melhora no conjunto dos entes avaliados em relação a questões de transparência pública, como: regulamentação da LAI; existência de canal (presencial e eletrônico) para solicitações de informação pelos cidadãos; e recebimento das informações solicitadas.

 

Metodologia
A EBT analisa 12 quesitos, divididos em regulamentação da LAI, com peso de 25%, e existência e atuação do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), que corresponde a 75% da nota. Todos os entes avaliados recebem uma avaliação de 0 a 10 pontos, o que permite a geração de rankings.

 

Para coletar os dados, auditores do Ministério da Transparência solicitam, sem se identificar, informações para os entes. Os pedidos são compostos por quatro perguntas, separadas pelos seguintes temas: Saúde, Educação, Assistência Social e regulamentação da LAI. Em paralelo, também é realizada pesquisa nos sites oficiais, para verificar o cumprimento às normas legais.




Com infirmações do CGU
Foto: PRF

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.