Poder e Cotidiano em Sergipe
TJSE está entre os melhores Tribunais do país em tecnologia 5 de Dezembro 16H:36

TJSE está entre os melhores Tribunais do país em tecnologia

Um estudo publicado na quinta-feira (1º/12) no Portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indicou o Tribunal de Justiça de Sergipe como o 3º melhor Tribunal Estadual do Brasil em Governança, Gestão e Infraestrura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).



O objetivo do Perfil em Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário, inédito no país, é aprimorar o acompanhamento da evolução da TI nos diferentes órgãos da Justiça brasileira.

 

No diagnóstico produzido pelo CNJ, o desempenho de cada tribunal na área recebeu um parecer com as avaliações “baixa, satisfatória, aprimorada” ou “excelência”.

Para o Presidente do TJSE, Des. Luiz Mendonça, o resultado que coloca o TJSE como um dos melhores do Brasil na área de tecnologia é fruto de um trabalho sério e de investimentos realizados pelas administrações anteriores e que tiveram continuidade em sua gestão.

 

“Os investimentos em tecnologia foram iniciados na Justiça estadual na década passada. Este ano concluímos a virtualização e o TJSE conta com todo o 1º e 2º grau de jurisdição com 100% dos processos eletrônicos. Além disso, agora em novembro, os processos administrativos no TJSE também são todos eletrônicos, através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Estamos todos de parabéns e a sociedade sergipana sendo atendida, segundo o CNJ, por um dos melhores Tribunais de Justiça do país”, elogiou o magistrado.


A Secretária de Tecnologia do TJSE, Denise Martins Moura Silva, explicou a satisfação de concluir 2016 com o resultado bastante positivo do TJSE na avaliação realizada pelo CNJ que identificou o estágio em que se encontra o progresso tecnológico do Poder Judiciário brasileiro.

 

“O TJSE obteve o nível de aprimorado, nesse primeiro ano de execução da estratégia de TIC.  Apenas 06 tribunais no país (01 da Justiça do Trabalho, 01 da Justiça Eleitoral e 04 dos Estaduais) o alcançaram. Esse resultado é fruto dos constantes investimentos viabilizados pelas Administrações do TJSE, bem como pelo comprometimento de toda a equipe da SETECI, cada um com o seu grau de participação, fazendo impulsionar a Estratégia de TIC dentro do Judiciário sergipano”, comemorou a servidora.



De acordo com o chefe da Seção de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação, Antônio Ferreira de Melo, a publicação é um instrumento novo para o CNJ acompanhar “a maturidade de cada tribunal nesse campo da tecnologia da informação”.

 

Para poder chegar a uma conclusão completa, o CNJ enviou aos tribunais um questionário com cerca de 270 perguntas para serem respondidas pelos dirigentes de TI em cada órgão.



Cada tribunal recebeu um Índice de Governança de TIC, elaborado com base em sete dimensões, como o nível de políticas e planejamento da corte na área. O cálculo desse índice foi concebido pelo Comitê Nacional de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário, composto por representantes dos tribunais superiores, da Justiça Estadual, Conselho da Justiça Federal (CJF), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

TJSE/Com informações do CNJ

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.