Poder e Cotidiano em Sergipe
STF retira de site informações sobre gastos com passagens 7 de Outubro 10H:50

STF retira de site informações sobre gastos com passagens

O Supremo Tribunal Federal (STF) retirou de seu site oficial informações referentes aos gastos com passagens aéreas dos ministros da Corte. Segundo o especialista do Instituto Millenium Gil Castello Branco, fundador e secretário-geral da ONG Contas Abertas, a medida fere os princípios da Lei Complementar 131 de 2009.


“A essência da lei é, justamente, fomentar a transparência, o acesso à informação e o controle social. A sociedade tem o direito de saber para onde viajam os ministros do Supremo e quais os custos disso”, critica Castello Branco.


A Lei Complementar 131 determina “a liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público”.


De acordo com Castello Branco, mesmo que os dados referentes aos gastos com passagens dos ministros constem em outras plataformas online – como o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e o Siga Brasil, sistema de informações orçamentárias do Senado Federal que reúne diversas bases de dados —, o conteúdo relacionado às despesas com viagens também deveria estar disponível no site oficial do STF.
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.