Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe vai ganhar um comitê de prevenção e combate à tortura 14 de Junho 11H:56

Sergipe vai ganhar um comitê de prevenção e combate à tortura

Desde 2007 Sergipe faz parte do Plano de Ações Integradas para Prevenção e Combate à Tortura, que prevê ações voltadas à promoção da integridade dentro do sistema de Justiça Criminal.

 

Para se adequar à legislação, o governo encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de Lei que que cria o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura e o mecanismo estadual com a mesma finalidade – combater e erradicar a tortura e outros tratamentos crueis, desumanas ou degradantes.

 

O projeto, além de reforçar o compromisso firmado pelo Brasil junto às Organizações das Nações Unidas (ONU), e cumprir o que trata a Lei Federal 12.847, de agosto de 2013, que permite aos Estados criar seus próprios comitês, abre caminho para a elaboração de uma política estadual para o enfrentamento da tortura. O comitê será criado no âmbito da Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (SEIDH).

 

O comitê será responsável, entre outras atribuições, propor, avaliar e acompanhar os projetos de cooperação técnica firmados entre o Estado de Sergipe e os organismos municipais, nacionais e internacionais que tratem do combate à tortura; recomendar a elaboração de estudos e pesquisas e incentivar a realização de campanhas relacionadas ao tema, além de construir e manter um banco de dados com informações sobre tortura e atuação dos órgãos governamentais.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.