Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe está entre os estados que mais gastam para manter os deputados 17 de Agosto 17H:20

Sergipe está entre os estados que mais gastam para manter os deputados

A Assembleia Legislativa custa caro para Sergipe: O Estado está entre os dez que gastam maior percentual do PIB para manter os deputados. Uma pesquisa realizada pela ONG Transparência Brasil apontou que em nosso país, quanto mais pobre o Estado, mais ele gasta com o Legislativo.


Sergipe, por exemplo, destina cerca de 0,7% do seu PIB para manter o seu Poder Legislativo, enquanto São Paulo gasta cerca de 0,1% do seu PIB.
 
 
Outra comparação: Em São Paulo, onde há 94 parlamentares, cada cidadão paga, por meio de impostos, R$ 23 por ano, para manter a Assembleia. Já os sergipanos pagam cerca de R$ 90,00, valor quatro vezes maior que o dos paulistas.

A explicação para essa disparidade está, conforme especialistas, na estrutura semelhante para Estados completamente distintos. Por exemplo, o salário dos parlamentares é igual em 25 das 27 unidades da federação, independentemente de quão pobre é a região - algo que não ocorre no mercado de trabalho, por exemplo.
 
 
O salário de um deputado é de 25.322 reais, 75% do que recebe um deputado federal, conforme prevê a legislação, que define um teto salarial. “Além disso, esses parlamentares também recebem uma série de benefícios que eles mesmos estipulam para si e acabam inflando seus vencimentos”, diz o estudo da Transparência Brasil.


“Parece que há alguma distorção. A pergunta que a gente faz é: por que em Estados e municípios pobres um deputado estadual e um vereador precisam receber uma verba tão grande que é maior do que um representante de um Estado mais rico?”, ainda questiona a ONG.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.