A pesquisa do Perfil da Agricultura Sergipana 2016/2017, destacou, dentre outros itens, a produção de arroz de Sergipe, que atingiu a marca de 2º maior do Nordeste, e também a 1ª do Brasil, em rendimento médio – de 7,2 toneladas por hectare, enquanto a média nacional é de 5,2 toneladas.
No período avaliado, através de dados das pesquisas de Produção Agrícola Municipal (PAM) e do Levantamento Sistema da Produção Agrícola, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado registrou uma produção de 33.058 toneladas de arroz, com um valor de produção de mais de R$ 26 milhões no ano de 2016.
A produção de arroz no estado se concentra na região do Baixo São Francisco, com destaque para o município de Ilha das Flores, que ocupou a sexta posição do ranking nacional em rendimento médio de rizicultura, com produção de 11.267 toneladas, seguido pelos municípios de Neópolis (6.249 toneladas), Propriá (6.233 toneladas) e Brejo Grande (5.350 toneladas).
Os quatro municípios responderam, nos anos de 2016 e 2017, por 88,02% de toda a produção estadual.
Investimentos
Outra pesquisa do IBGE, divulgada no ano passado, destacou a safra recorde de arroz em Sergipe no ano de 2017, de 54,1 mil toneladas de grãos.
Esses resultados são fruto das ações empreendidas pelo governo do Estado, em parceria com o governo federal, no desenvolvimento da agricultura familiar.
Isso porque, em 2016, o governo de Sergipe disponibilizou sementes e horas de trator para agricultores familiares e assentados rurais inscritos no Programa Garantia Safra das regiões do Baixo São Francisco e Médio e Alto Sertão sergipanos.
A distribuição das sementes foi realizada pela secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), com a operacionalização da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).
Na oportunidade, foram distribuídas 400 toneladas de sementes, beneficiando 1.000 agricultores do Baixo São Francisco, totalizando investimento na ordem de R$ 3 milhões.
*Com informações da Secom/Governo
Foto: Divulgação/Secom Governo
Receba notícias no seu Whatsapp.
Cadastre seu número agora mesmo!