Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe apresenta maior crescimento nas vendas de varejo do país 15 de Janeiro 1H:39

Sergipe apresenta maior crescimento nas vendas de varejo do país

Sergipe obteve a melhor variação do volume de vendas do varejo do país durante o mês de novembro de 2014, quando comparado a outubro do mesmo ano. Esse resultado foi divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).


O índice apresentado pela PMC também aponta o resultado positivo alcançado pelo estado do Ceará, acompanhando o mesmo crescimento de Sergipe na variação de vendas do varejo. A pesquisa tem como objetivo produzir indicadores para acompanhar a evolução do comércio varejista e de seus principais segmentos.

Os cinco principais estados que mais tiveram produtos comercializados, definido como volume de vendas, de novembro de 2014 comparado a outubro de 2014, foram Sergipe (3,5%), Ceará (3,5%), Amapá (3,4%), Pernambuco (3,1%) e Tocantins (3,0%). Já em relação à variação de volume de vendas de novembro de 2014 se comparado a novembro de 2013, a evolução de Sergipe foi de 3,6%, ficando na 10ª posição no Brasil e na 4ª posição na região Nordeste.


Os números disponibilizados pelo IBGE destacam a melhoria do índice de variação do volume de vendas no comércio varejista sergipano, pois no mês de outubro de 2014 o índice ficou em 0,1% e no mês de novembro de 2014 houve uma recuperação chegando a 3,6%, acima da média do Brasil, que em novembro de 2014 foi de 1,0%.


Referente à variação do volume de vendas do varejo ampliado, onde são incluídos veículos e materiais de construção, quando comparado novembro de 2014 a novembro de 2013, a evolução em Sergipe foi de 1,4% - resultado superior ao mês de outubro do mesmo ano, que foi de 0,6%, e superior à média brasileira de 2,7%.


Os resultados do comércio sergipano são ainda melhores quando avaliados o índice e a variação da receita nominal de vendas no comércio varejista, onde são considerados os faturamentos. Neste quesito, Sergipe apresentou em novembro de 2014 uma taxa de 9,5%, percentual acima da média do Brasil que foi de 7,1%.


Já na variação da receita nominal de vendas do comércio varejista ampliado, o resultado de Sergipe em novembro de 2014 foi de 7,0%, superior ao mês anterior (Outubro de 2014) que apresentou resultado de 5,4% e também superior à média do Brasil de 2,7%.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.