Poder e Cotidiano em Sergipe
Senadores pedem informações ao TCU sobre contrato do Proinveste em Sergipe 14 de Dezembro 19H:13

Senadores pedem informações ao TCU sobre contrato do Proinveste em Sergipe

O Plenário do Senado aprovou requerimento (RGS 876/2016) de informações destinado ao Tribunal de Contas da União (TCU), com o propósito de solicitar informações sobre contratos de operação de crédito celebrados por banco públicos federais com o Estado de Sergipe, no âmbito do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste).

 

O requerimento é de autoria dos senadores Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Eduardo Amorim (PSC-SE) e Virginio de Carvalho (PSC-SE) tendo em vista suspeitas de irregularidades.

 

Segundo o Requerimento, mais de 30 obras foram anunciadas pelo governo do estado, em decorrência dessa linha de crédito.

 

Atualmente, porém, algumas dessas obras encontram-se paralisadas, sem qualquer justificativa pública, fato que tem ocasionado prejuízos ao erário e transtornos à população, já que são obras estruturantes e que visam melhorar a qualidade de vida dos sergipanos.



Entre os pontos de pedido de informação, o RGS busca saber quais operações de crédito foram aprovadas para o Estado de Sergipe, por meio do Proinveste, desde o início de sua vigência até a presente data.

 

Com relação ao conteúdo de cada contrato, pretende saber, por exemplo, a data da celebração, termo inicial do financiamento, prazo de carência, prazo de pagamento, número de parcelas, valor da operação e percentual de participação dos recursos federais no financiamento e contrapartida do Estado, existência ou não de garantia prestada pela União.



Justificativa
O Proinveste foi criado pelo Governo Federal para compensar a queda de arrecadação dos estados por conta de medidas de isenção de impostos, como a redução do IPI, no ano de 2012.

 

Segundo a justificativa do RGS, cerca de R$ 20 bilhões foram disponibilizados para que o BNDES os repasse aos Estados e ao Distrito Federal, por meio de bancos públicos federais, a custo baixo de financiamento. Para o Estado de Sergipe, o valor foi de R$ 567,3 milhões.


Entre as obras, a serem realizadas com recursos do Proinveste, está a construção do Instituto Médico Legal (IML), a implantação da Rodovia que liga Itabaiana a Itaporanga, aquisição de equipamentos de alta complexidade e hospitais regionais e tantas outras.

 

Assessoria do parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.