Poder e Cotidiano em Sergipe
Senador Laercio Oliveira defende ações para o desenvolvimento do Turismo 8 de Maio 14H:28
COTIDIANO

Senador Laercio Oliveira defende ações para o desenvolvimento do Turismo

Dia 8 de maio é o Dia Nacional do Turismo. Sobre essa pauta, o senador Laércio Oliveira (PP/SE) tem diversas ações, como o projeto de lei que cria o Calendário Turístico Oficial do Brasil. A proposição (PL 2.244/2022) foi aprovada pelo Plenário do Senado e tem o objetivo de incentivar o turismo por meio da divulgação de eventos que acontecem em todo o território nacional e que agora aguarda sanção presidencial.

 Desde 2016, o Ministério do Turismo já divulga um Calendário Nacional de Eventos, com atrações turísticas que agregam valor à imagem dos destinos brasileiros. Um dos objetivos é auxiliar o turista no planejamento de suas viagens. As informações são prestadas pelas secretarias de turismo estaduais e municipais. Após esse projeto, o Calendário não poderá ser descontinuado por decisão do Poder Executivo.

Outras defesas

Laércio destaca que qualquer ação em defesa do turismo do Brasil e de Sergipe tem o seu apoio. Ele já atuou em diversas frentes na pauta, a exemplo da sua luta para que o Ministério do Turismo trabalhe em parceria com as companhias aéreas e os governos estaduais para ampliar a malha aérea e as conexões nacionais e internacionais, aumentar a oferta de voos e permitir a redução das passagens. Recentemente, ele criticou no plenário do Senado o cancelamento de voos diretos entre o Rio de Janeiro e Aracaju.

Outra ação defendida pelo senador foi a inclusão do Convento São Francisco em São Cristóvão no Programa Revive, do Ministério do Turismo, para sua recuperação. “Sergipe tem a quarta cidade mais antiga do país, São Cristóvão, bem pertinho de Aracaju. O plano de trabalho do ministério lista a restauração de alguns patrimônios históricos do Brasil, mas infelizmente não contempla o estado de Sergipe e o conjunto arquitetônico conhecido como Convento de São Franscisco, que começou a ser construído em 1658. Vou formalizar a sugestão para o Ministério do Turismo incluir esta referência religiosa, artística e cultural nacional neste resgate”, anunciou Laércio.

Quando foi presidente da Fecomercio/Sesc/Senac de Sergipe, Laércio Oliveira trabalhou na qualificação profissional do setor e também finalizou a construção do Hotel Sesc Atalaia, direcionado para comerciários de todo o Brasil. Em recente audiência com o ministro do Turismo, Celso Sabino, sugeriu uma parceria com o Sesc e o Senac para ampliar a qualificação profissional dos jovens para atender o setor de turismo, em programas como o Primeiro Emprego.

Laércio também criticou a exigência de visto de turista para viajantes dos Estados Unidos, Canadá e outros países. “Nos orgulhamos das belezas de nosso país e precisamos de turistas estrangeiros. Com a volta dessa exigência, R$ 2,5 bilhões deixam de ser arrecadados por ano”, explicou.

O senador foi ainda um dos defensores do setor de turismo na reforma tributária. Com o texto inicial, era previsto um aumento de carga de mais de 89% para parques e 67% para hotéis, por exemplo. “Se não somos competitivos hoje no mundo, a situação iria se agravar. O custo final se tornaria inviável a competição por turistas nacionais e estrangeiros. Devido ao baixo consumo de insumos, que geram créditos, e por prestarem serviços ao consumidor final, o setor iria ser muito penalizado” informou Laércio, que hoje tem uma emenda à reforma tributária para desonerar o setor de serviços, que inclui também o turismo.

Fonte: Assessoria

Foto: Jefferson Rudy/Agência Brasil

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.