Poder e Cotidiano em Sergipe
Senado adia votação do afastamento de Aécio após apreciar requerimento de Valadares 4 de Outubro 6H:15

Senado adia votação do afastamento de Aécio após apreciar requerimento de Valadares

O Plenário do Senado aprovou requerimento de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que adia para o dia 17 de outubro a votação do afastamento do senador Aécio Neves.

Ao apresentar o requerimento, Valadares defendeu que não estava se julgando a figura de um senador, mas buscando uma decisão conciliatória que evite um confronto com o Supremo Tribunal Federal. “Acredito que a interpretação do caso deve ser deixada para o plenário do Supremo”, disse.

O senador lembrou que o Senado teve a oportunidade de investigar Aécio Neves, no Conselho de Ética, mas preferiu não o investigar porque o caso estava nas mãos do Supremo.

“Agora que o Supremo decidiu contra o senador, o Senado se reúne para rever a decisão da Casa que tantos elogiaram na hora da votação no Conselho”, indagou.

Para o senador, o melhor que se pode fazer é deixar que o STF decida a questão suscitada em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) definindo se cabe ou não ao Senado rever decisões de uma turma da Suprema Corte sobre medidas cautelares tomadas contra senadores e deputados.

O STF marcou para o dia 11 de outubro a sessão que julgará a ADI 5.526, que pede à Corte que analise a possibilidade ou não do afastamento de um titular de mandato parlamentar.

Pela decisão da Primeira Turma do STF (OFS 70/2017), o senador Aécio Neves também deve se recolher em sua residência durante a noite. Foram 50 votos favoráveis ao adiamento e 21 contrários.

*Com informações da Assessoria de Comunicação

Foto: Agência Senado

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.