Poder e Cotidiano em Sergipe
Seis prefeitos assinam termo para adequação de portais da transparência 24 de Agosto 18H:09

Seis prefeitos assinam termo para adequação de portais da transparência

Os prefeitos de Laranjeiras, Riachuelo, Siriri, Divina Pastora, Graccho Cardoso e São Miguel do Aleixo assinaram Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), na manhã desta quarta-feira, 24, com a conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Angélica Guimarães. Participou ainda da assinatura o Procurador Geral do Ministério Público Especial, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello.  


O termo visa a adequação dos portais da transparência das prefeituras com as exigências da Lei de Acesso à Informação, com base no instrumento de avaliação de transparência desenvolvido pela Estratégia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), e com a auditoria complementar realizada pelo TCE, a fim de assegurar a publicidade exigida pela Constituição Federal.



Os gestores terão até o dia 30 de setembro deste ano para fazerem implementação de 10 itens da cláusula do TAG, como possuir site para divulgação de informações de transparência e inserir link para redirecionamento para o Sistema de Transparência e Controlo Social do TCE.

 

Além disso, têm até 31 de outubro para implementar outros quatro itens, como divulgar em tempo real até o primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil informações sobre todas as despesas, e divulgar a íntegra dos editais de licitação.



Embora não seja obrigatória, o Tribunal de Contas sugere ainda a implementação de ações de boas práticas de outras nove cláusulas no TAG, até o dia 30 de novembro, como divulgar o padrão remuneratório dos cargos e funções de forma individualizada e divulgar a relação mensal das diárias pagas.



A Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços do TCE (DCEOS) irá fazer o acompanhamento do TAG e encaminhará relatórios parciais à conselheira Angélica Guimarães durante o prazo de ajustamento. No fim do prazo do TAG, caso os gestores não tenham feito a implementação, serão multados em R$ 3 mil por item obrigatório não cumprido.



As assinaturas foram feitas pela prefeita de Riachuelo, Cândida Emília Sandes; prefeita de São Miguel do Aleixo, Maria Oliveira Lima da Cruz; prefeito de Divina Pastora, Sylvio Cardoso; prefeito de Laranjeiras, José Araújo Leite Neto; prefeito de Siriri, Gervásio Celestino; e prefeito de Graccho Cardoso, José Nicácio Araújo. 

 

TCE/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.