Poder e Cotidiano em Sergipe
Secretaria da Saúde orienta sobre segunda dose de reforço contra Covid-19 para públicos prioritários 7 de Dezembro 18H:09
SERVIÇO

Secretaria da Saúde orienta sobre segunda dose de reforço contra Covid-19 para públicos prioritários

Medida para prevenção e controle da Covid-19 é uma recomendação do Ministério da Saúde a todos os estados

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta a vacinação contra a Covid-19 com a segunda dose de reforço da vacina Bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade, que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses. A população pode ter acesso aos imunizantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios.

A medida para prevenção e controle da Covid-19 foi uma recomendação do Ministério da Saúde (MS) realizada por meio de nota técnica enviada a todos os estados na última terça-feira, 5. Diante da identificação de duas novas variantes da Covid-19 - JN.1 e a JG.3 - o MS destaca que a imunização é o principal meio de proteção contra a doença. As recomendações seguem em consonância com as evidências científicas e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além dos idosos, transplantados, pessoas vivendo com HIV, portadores de doença renal crônica em hemodiálise e pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico podem buscar a dose de reforço.

Embora Sergipe esteja apresentando aumento no número de casos em relação a semanas epidemiológicas anteriores, não há identificação da nova variante. Além disso, os casos de Covid-19 no estado seguem sem gravidade, não evoluindo para internação hospitalar ou óbito.

Mesmo diante do cenário, o diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, reforça a importância da vacinação e dos cuidados preventivos. “ Essa nova orientação do Ministério da Saúde vem ao encontro das informações que temos, direcionadas às pessoas imunocomprometidas e idosas que configuram como a população mais suscetível e que apresentam mais gravidade. Como essa subvariante da Ômicron começou a ser isolada, com aumento de casos no Ceará, principalmente, orientamos a dose de reforço da bivalente para o público em questão. É importante também que as outras medidas preventivas sejam tomadas, como as pessoas que estão com sintomas usarem máscaras, para evitar transmissão”, disse.

Fonte: Agência de notícias do Governo de Sergipe

Foto: SES

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.