Poder e Cotidiano em Sergipe
Saúde divulga Plano de Contingência para as Operações de Final de Ano 23 de Dezembro 20H:08

Saúde divulga Plano de Contingência para as Operações de Final de Ano

Para garantir o pleno funcionamento da Rede de Urgência e Emergência, durante as festividades do Natal e Réveillon, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação Hospitalar (FHS) elaboraram um Plano de Contingência para as Operações de Final de Ano.

 

A estratégia, apresentada em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 23, agrega todas as unidades hospitalares da Rede Estadual, Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), além de órgãos e instituições parceiras.



O Plano de Contingência foi arquitetado para funcionar entre os dias 23 e 26 de dezembro (Natal) e de 30 de dezembro a 02 de janeiro (Ano Novo).

 

O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), o Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), o Corpo de Bombeiros, o Grupamento Tático Aéreo (GTA), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a Defesa Civil e os Hospitais Filantrópicos compõem as instituições parceiras nesta ação.

 


De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, foi montada uma equipe de resposta rápida (ERR), formada por técnicos e gestores da SES/FHS, objetivando o monitoramento em tempo real e a coordenação das portas de entrada da Rede Hospitalar e de Urgência de Sergipe.

 

“O trabalho visa, acima  de qualquer coisa, não causar desassistência à população. Por isso, montamos uma estratégia de comando e controle, conforme necessidade de cada área, e contamos com o compromisso integral de todos os envolvidos”, salientou.


Os leitos de retaguarda integrados ao Complexo Regulatório; as Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA) em operação no Estado; a escala dos profissionais de saúde nas portas de entrada das urgências e apoio na convocação de prováveis substitutos; as doenças de notificação compulsória (DNC), bem como as medidas de controle quando necessárias, em parceria com a vigilância epidemiológica dos municípios; tudo será monitorado a partir da estratégia montada para o Plano de Contingência.



“Saúde Pública se faz com eficiência e planejamento. Nosso sistema está organizado, com prevenção e planejamento, visando evitar a superlotação das unidades e fragilidade nas remoções, e garantindo o acesso igualitário dos usuários do SUS aos serviços oferecidos pela Nossa Rede”, enfatizou a secretária Conceição Mendonça, ressaltando a parceria de todas as unidades da Rede FHS, além dos outros órgãos e instituições do Estado. “Se trabalharmos integrados o resultado é muito mais positivo. E quem ganha com isso é a população”, complementou.



O superintendente do Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, em Itabaiana, Darcy Tavares, informa que a equipe está empenhada para que o planejamento funcione plenamente. “Estamos com praticamente toda a escala fechada, apenas com alguns detalhes pontuais. Assim como os outros Regionais, a unidade é extremamente importante para a descentralização da saúde pública, com uma taxa de transferência para Aracaju que é inferior a 1%, o que demonstra a resolutividade da equipe”, afirmou.



O mesmo acontece com o Samu 192 Sergipe. Segundo explica a superintendente do Serviço, Maria Lúcia Santos, o foco para o final do ano foi a composição das escalas, para que haja cobertura assistencial e atenção as urgências em todo o estado. “Inclusive, protocolamos essas escalas no Ministério Público Estadual, até para uma questão de segurança, tanto para as equipes escaladas quanto para a população”, explicou.

 

ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.