Poder e Cotidiano em Sergipe
Ranking classifica a UFS entre as maiores depositantes de pedidos de patentes do Brasil 31 de Janeiro 6H:01
COTIDIANO

Ranking classifica a UFS entre as maiores depositantes de pedidos de patentes do Brasil

Essa é a décima classificação da UFS no ranking do Instituto Nacional da Propriedade Industrial

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi classificada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) entre as maiores depositantes de pedidos de patentes do Brasil. A lista divulgada é referente à solicitação de propriedade intelectual no ano de 2023, englobando universidades, empresas, pessoas físicas e institutos de todo o Brasil.

Entre as modalidades avaliadas pelo Inpi, a UFS aparece em duas: Patente de Invenção, ocupando o 2º lugar no Nordeste e 9º do Brasil, com 37 depósitos realizados; e Programa de Computador, ocupando a 4ª colocação geral, sendo a 1ª entre as universidades, com 52 depósitos (1,23% da participação total da modalidade).

O Coordenador da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFS (Agitte), Antônio Martins, destaca a importância de programas dirigidos pela agência que colaboraram para os resultados alcançados. “A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFS atua como um agente propulsor da cultura inovadora na universidade. Através de uma gama de programas cuidadosamente estruturados por uma equipe dedicada e qualificada, a Agitte impulsiona a inovação, o empreendedorismo inovador e a geração de conhecimento desde a graduação até o pós-doutorado em diferentes áreas”.

Entre os programas desenvolvidos pela agência está o Minha Patente UFS, programa que oferece, em parceria com o Inpi, mentoria e capacitação de alunos e docentes na solicitação de proteção da propriedade intelectual de projetos desenvolvidos dentro da comunidade acadêmica.

Essa é a décima vez que a UFS aparece no ranking. Desde o início da divulgação realizada pelo instituto, em 2013, apenas em 2018 a universidade não apareceu na listagem. Além disso, apresentou um avanço significativo se comparado a 2022, no qual a UFS aparece em 26º lugar na modalidade Patente e 27º na modalidade Programa de Computador.

“A presença no ranking já é comum, mas a presença entre as 10 primeiras instituições do país é mais do que um mero indicador. É reflexo da excelência acadêmica da UFS e da capacidade de gerar conhecimento com potencial de provocar impacto real na sociedade, pela transferência de tecnologias. A posição privilegiada da UFS nesse ranking atesta o impacto significativo das atividades de pesquisa realizadas aqui. Não se chega nesse resultado de um dia para o outro”, comenta Antônio Martins.

Para acessar o Ranking Depositantes Residentes - 2023, clique aqui.

Thaisy Santa Rosa – bolsista

Letícia Nery – Ascom UFS

Foto: Adilson Andrade

 

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.