Poder e Cotidiano em Sergipe
12 de Dezembro 16H:52

"Queremos um turismo sustentável", diz Jackson Barreto

Neste domingo, dia 11, o governador Jackson Barreto autorizou o processo licitatório para a construção dos atracadouros da Ilha Mem de Sá, tradicional vila de pescadores situada no rio Vaza Barris, e do Povoado Caibrós, no município de Itaporanga D’Ajuda.


As duas obras, que juntas representam um investimento de R$ 2.445.041,74, fazem parte das ações que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp), com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Sergipe.

 

A construção dos atracadouros contempla ainda a implantação de orlas amplas e modernas, próprias ao lazer, o que deve permitir a construção de novos bares e restaurantes no local, fomentando a economia, além da reforma dos estabelecimentos já existentes.

 

“Há muito tempo o município precisava desses atracadouros e, finalmente, através da Setesp, com recursos do Prodetur e com o esforço da prefeita Gracinha, conseguimos reunir condições suficientes para a execução dessas obras. Nós queremos promover o crescimento de um turismo sustentável e não tenho a menor dúvida que essas regiões irão florescer muito com esse trabalho. Isso significa dizer que aqui serão gerados mais emprego e renda, além de uma oferta mais ampla de opções de lazer no estado. O ecoturismo é uma gigantesca indústria sem chaminés”, declara o governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto.

 

A prefeita de Itaporanga D’Ajuda, Gracinha Garcez, agradeceu a parceria com o Governo do Estado e disse que essas iniciativas darão mais qualidade de vida ao povo de Itaporanga. “Nós lutamos muito para que esse dia chegasse. Eu sempre visitava o governador e o secretário Saulo para que eles não esquecessem da nossa cidade e, graças ao nosso esforço conjunto, podemos hoje oferecer aos povoados Caibrós e Mem de Sá uma melhor estrutura para a população se desenvolver e para receber os turistas de todo país”, comemora.

 

Para o secretário de Estado do Turismo e Esporte de Sergipe (Setesp), Saulo Eloy, essa ação articulada entre o governo e a prefeitura ficará marcada na para sempre na história. “Hoje está sendo escrita uma nova página na história do turismo de Sergipe. Esta obra autorizada pelo governador Jackson Barreto é de grande relevância, pois fomentará a economia da região, gerando mais empregos para a população local, de forma sustentável, e, além disso, ela também servirá como ferramenta de inclusão social. Esse governo tem feito a diferença na vida de milhares de pessoas e isso nos orgulha profundamente. Fico muito feliz em participar da reestruturação do ecoturismo sergipano”, afirma.

 

As obras

O objetivo dos novos atracadouros é facilitar e melhorar a ligação do povoado Caibrós à Ilha Mem de Sá, através do Rio Vaza Barris, além de levar à comunidade local, que vive basicamente da pesca artesanal, mais oportunidades de emprego e renda com o desenvolvimento do turismo, melhorando a infraestrutura e aumentando o fluxo de turistas.

 

 

Questionamento respondido diretamente pelo governador Jackson Barreto. “O maior objetivo é fortalecer o turismo aqui na ilha de Mem de Sá. O município de Itaporanga precisava desses atracadouros não só como forma de fomentar a economia, mas também de reacender a chama do ecoturismo, que têm crescido bastante em termos de geração de emprego e renda no estado de Sergipe. É claro que com o aumento do fluxo de turistas, os nativos, principalmente aqueles que vivem do comércio e da pesca, serão beneficiados através do aumento de suas rendas”, alega.

 

No povoado de Caibrós, a construção do atracadouro terá, juntamente com as melhorias no entorno, 3.100m² de área total. O novo espaço contará com estacionamento, calçamento, paisagismo e quiosques de sombra. Já Na Ilha Mem de Sá, a obra abrangerá uma área de 462m² e também será composta por calçamento, paisagismo e quiosques de sombra.

 

Na Ilha Mem de Sá, onde residem cem famílias que sobrevivem do turismo e da pesca, a construção do atracadouro atende a um antigo da comunidade, pois a procura pela Ilha como destino turístico tem crescido, sobretudo entre os turistas que buscam uma experiência de proximidade com a natureza.

 

Geograficamente privilegiada, a área tem fácil acesso à Orla Pôr do Sol, em Aracaju, e às praias do litoral sul. A expectativa é de que com a construção dos atracadouros, o fluxo aumente consideravelmente.

 

“Existe uma demanda reprimida, pois tanto aracajuanos como as pessoas de outros estados queriam conhecer melhor os atrativos da Ilha de Mem de Sá. Porém, esse roteiro ainda não estava consolidado por falta de infraestrutura para recebe-los. Só por assinar esse projeto, essa realidade já começa a melhorar o IDH do povo de Itaporanga e quando o turista começar a chegar aqui com conforto e segurança, esse índice vai aumentar ainda mais. Tenho certeza que todas as riquezas daqui despontarão no cenário nacional como excelentes opções de ecoturismo. É um feito muito importante do Governo do Estado ter feito esse investimento, e as melhorias vindas dele são quase imensuráveis”, analisa Genilson Aragão, turismólogo e gerente de um grupo empresarial que realiza passeios em catamarãs em Canindé, Poço Redondo e Itaporanga.

 

Mercado imobiliário

Na opinião da presidente da Associação de Moradores da Ilha Mem de Sá, Elisabete Santos, a obra vai estimular o mercado imobiliário na região. "Temos 20 famílias em Caibros e passamos de 82 para 100 em Mem de Sá. O número de famílias vai aumentar com a obra. Já temos dois condomínios fechados e acreditamos que a quantidade desses empreendimentos vai aumentar ainda mais, porque está grande a procura por terrenos e imóveis", opina.

 

Realidade compartilhada por Hamilton Santos, que trabalha como pescador há 40 anos no local e diz que muita coisa vai mudar depois da conclusão das obras. “Vai ficar muito melhor com a chegada de mais gente para poder consumir nossos produtos, gastar nos barzinhos, e ficar na pousada daqui. Nasci, sempre trabalhei aqui na ilha e vejo o quanto já está ficando bom. Todo mundo comenta inclusive que a terra está mais procurada por aqui. Quem tem um dinheirinho para investir, está comprando. Na beira do rio mesmo já é bem difícil de encontrar um terreno”, revela.

 

Carlos Augusto Valença, proprietário de um restaurante é um exemplo dessa demanda. “Vim morar na Ilha de Mem de Sá há seis meses e decidi que aqui seria o lugar perfeito para abrir meu próprio negócio. Sergipe é um estado muito bonito a ser explorado e essa obra representará uma grande evolução para nós, principalmente na parte turística. A ilha é um paraíso adormecido e esse atracadouro era justamente o que precisávamos para despertá-la. Estávamos mesmo precisando de uma estrutura para atender bem quem chega, pois foi isso que eu notei ao chegar por aqui”, relata.

 

 

 

ASN

Foto: Jorge Henrique 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.