Poder e Cotidiano em Sergipe
PSB quer candidatura de Valadares à Presidência do Senado 28 de Janeiro 17H:10

PSB quer candidatura de Valadares à Presidência do Senado

A bancada do PSB no Senado Federal emitiu hoje uma nota pública defendendo a candidatura do senador sergipano Antônio Carlos Valadares (PSB) à presidência do Senado. A bancada afirma defender um Senado mais transparente, democrático e sintonizado com a sociedade. Leia a seguir a nota, na íntegra.

POR UM SENADO TRANSPARENTE, DEMOCRÁTICO E SINTONIZADO COM A SOCIEDADE


?A bancada do PSB no Senado Federal, fiel ao seu compromisso de contribuir para o fortalecimento das instituições democráticas e do Poder Legislativo, manifesta sua preocupação com o rumo do processo para a eleição da nova Mesa Diretora do Senado Federal.


?Até ontem, o PMDB, na condição de maior partido da Casa, a quem cabe pela proporcionalidade indicar o candidato à Presidência, não havia apresentado, de forma oficial e transparente, o nome do seu candidato, muito menos as propostas que esse candidato tem para dirigir o Senado Federal e o Congresso Nacional.


?Coerentes com a posição de independência aprovada pela Direção Nacional ao Partido, a bancada socialista não pode aceitar esse processo e defende que os candidatos e suas propostas sejam apresentados com a antecedência necessária para o saudável e democrático debate político, não só entre os senadores e os partidos políticos, mas, principalmente, com a sociedade brasileira.


?Inconformados com essa situação e com o propósito de abrir esse debate, a bancada do PSB lançou o nome do senador Antonio Carlos Valadares (SE) como seu candidato à Presidência do Senado. A partir desse movimento, setores do PMDB lançaram, ontem, a candidatura do senador Luiz Henrique.

?
Para nós do PSB, a candidatura de Valadares é um instrumento e um canal para abrir o debate em torno de uma plataforma mínima que queremos discutir com os eventuais candidatos à Presidência do Senado e com a sociedade:


1. Compromisso com a discussão e votação de uma reforma política, concreta e objetiva, que contemple, principalmente, o financiamento de campanhas e o estabelecimento de cláusulas de desempenho;


2. Compromisso com a discussão e votação de uma reforma tributária e um novo pacto federativo que fortaleça Estados e municípios;


3. Compromisso com a democratização do Senado Federal, com mudanças no Regimento Interno, que ampliem a participação de todos os senadores nas relatorias e presidências de Comissões Permanentes, Temporárias, Mistas, Especiais e de Inquérito, rompendo com a atual centralização e concentração de poderes nas mãos de um seleto e reduzido grupo, que por cerca de duas décadas se revezam no Poder;


O PSB quer discutir essas propostas e, de acordo com as tradições e normas de composição política da Mesa do Senado, está aberto a apoiar uma candidatura que se comprometa com esse programa mínimo, e entende ser seu direito legítimo, até que isso se concretize, manter a candidatura do nosso companheiro Antonio Carlos Valadares, que hoje personifica esse programa e esse compromisso com as instituições democráticas e os princípios republicanos.


Brasília, 28 de janeiro de 2014


LIDICE DA MATA (BA)                                  FERNANDO B. COELHO (PE)

JOÃO CAPIBERIBE (AP)                                ROBERTO ROCHA (MA)

ANTONIO CARLOS VALADARES (SE)         ROMÁRIO (RJ)

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.