Poder e Cotidiano em Sergipe
Proredes será votado amanhã nas comissões temáticas 16 de Abril 18H:14

Proredes será votado amanhã nas comissões temáticas

Três comissões temáticas da Assembleia Legislativa de Sergipe se reúnem na manhã desta quarta-feira, 16, para discutir e votar o projeto de lei que trata do Proredes – Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão Social e de Atenção à Saúde. O projeto se encontra na Assembleia desde agosto de 2013 e só tramita agora por conta de uma decisão judicial do desembargador Ricardo Múcio, apesar dos inúmeros apelos feitos anteriormente pelos deputados da situação e pelo governador Jackson Barreto (PMDB).

O Proredes se refere a uma operação de crédito no valor de até R$ 250 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O dinheiro será investido no sistema de saúde pública de Sergipe, contemplando tudo o que envolve o atendimento de média e alta complexidade na rede pública. “Trabalhamos de todas as formas buscando o entendimento através de conversas, apelos e busca do bom senso para que o estado de Sergipe não perca esse investimento tão importante para a população que necessita de melhorias urgentes no setor da saúde”, disse o deputado Francisco Gualberto (PT), líder da bancada do governo.

A partir das 08h começam a se reunir as comissões de Constituição e Justiça (presidida por Venâncio Fonseca), Saúde (presidida por Gilson Andrade) e Economia e Finanças (presidida por Antônio dos Santos). A expectativa do líder do governo, Francisco Gualberto, é que o Proredes seja aprovado nas três comissões e ainda nesta quarta-feira esteja apto para ser votado no plenário da Casa. “Caso não seja possível ser votado amanhã (quarta), certamente faremos isso na sessão da quinta-feira”, disse.

De acordo com um documento do Banco Interamericano de Desenvolvimento enviado ao governo do
Estado há dois meses, o prazo para aprovação da operação financeira junto à Secretaria do Tesouro Nacional era 11 de abril. Isso por conta do calendário eleitoral. No entanto, o governador Jackson Barreto buscará a liberação dos recursos através de apelos e entendimentos com as instituições, levando em conta a importância do projeto para a saúde pública em Sergipe.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.