As eleições municipais estão se aproximando e os candidatos intensificaram a propaganda eleitoral. No caminho de casa para o trabalho, é comum receber adesivos, broches, panfletos, ver bandeiras de políticos, cartazes colados em vários lugares, cavaletes nas ruas e carros adesivados. É muita informação!
Porém, nem tudo o que vemos é permitido. Ano passado, foram aprovadas mudanças nas regras eleitorais que definem o que é permitido na propaganda dos candidatos e partidos.
Ficou proibido, por exemplo, o uso de cavaletes e outdoors eletrônicos em vias públicas. E as mudanças também interferiram na divulgação de propaganda eleitoral em veículos privados.
Se você quer apoiar seu candidato e mostrar para os outros moradores da cidade o seu apoio, saiba que você pode colocar adesivos em seu carro, mas com algumas restrições. O Tribunal Superior Eleitoral permite, por exemplo, colar adesivos no para-brisa traseiro, contanto que ele não interfira na visão do motorista. Ou seja, precisam ser microperfurados. Em outras partes do veículo, você também pode colar adesivos, mas o tamanho deve ser, no máximo, de 50 cm x 40 cm. Além disso, é proibido envelopar o seu carro com propaganda política.
Mas você não precisa se preocupar apenas com a lei antes de colar adesivos no seu carro. O seu seguro auto também pode sofrer mudanças, já que algumas seguradoras têm restrições com propaganda política nos veículos. A Bidu Corretora listou alguns fatores que interferem na cobertura do seguro.
Em caso de veículos adesivados com propaganda política, há seguradoras que exigem o enquadramento do veículo como “uso comercial” ou “fins publicitários”, o que faz o preço do seguro aumentar. Outras, apenas aceitam assegurar o veículo se ele for do próprio candidato ou de algum integrante do partido, ou seja, se você adesivar o veículo perde o direito de indenização.
Além disso, se alguém for contra o seu candidato e resolver quebrar o vidro do seu carro, riscar a lataria ou causar qualquer dano físico ao veículo, a seguradora não irá indenizar.
Por isso, antes de mostrar seu apoio colando adesivos no veículo, é importante entrar em contato com sua seguradora e ver se ela apresenta alguma restrição. Cada uma trata o assunto de um jeito e, por isso, é importante se informar antes de modificar o carro.
Fonte: NR-7 Comunicação
Foto Ilustrativa: Reprodução Governo do AM
Essa informação não procede. A publicidade irregular pode gerar recusa por parte da seguradora. Mas a publicidade permitida não causa essa recusa, caso ocorra a de se entrar com um processo.
O que mais essas seguradoras vão inventar? Isso é uma palhaçada, o carro é um bem particular independente de um adesivo. Se o seguro estiver pago qual seria o problema de colocar uma propaganda no carro? Essas seguradoras tem é que tratar seus associados da forma correta e não criar artifícios para prejudicar o seu segurado.
O que mais essas seguradoras vão inventar? Isso é uma palhaçada, o carro é um bem particular independente de um adesivo. Se o seguro estiver pago qual seria o problema de colocar uma propaganda no carro? Essas seguradoras tem é que tratar seus associados da forma correta e não criar artifícios para prejudicar o seu segurado.
Receba notícias no seu Whatsapp.
Cadastre seu número agora mesmo!