Poder e Cotidiano em Sergipe
Projeto determina que nas eleições para o Senado eleitor votará em apenas um candidato 16 de Novembro 10H:16

Projeto determina que nas eleições para o Senado eleitor votará em apenas um candidato

Está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o Projeto de Lei do Senado (PLS) 356/2016, que muda a lei eleitoral no que se refere à eleição para o Senado. Proposto pelo senador Deca (PSDB-PB), o projeto é relatado pelo senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

 

A proposta determina que, quando o pleito referir-se à renovação de dois terços de cada bancada estadual para o Senado, como se dará em 2018, o eleitor votará em apenas um, e não em dois candidatos como ocorre desde a promulgação da Constituição de 1946.

 

Deca explica, na justificativa de sua proposta, que a forma como se dá a eleição para o Senado nunca foi disciplinada em lei, "especialmente quando há duas vagas em disputa". O senador lembra ainda que na falta da regulamentação, a Justiça Eleitoral tem previsto que o eleitor votará duas vezes para senador.

 

"Trata-se de um procedimento que sempre gerou grande confusão para o eleitor e dificultou as campanhas eleitorais, além de provocar atrasos no momento da votação. É certamente muito mais simples e consentâneo com o texto constitucional que se preveja que o eleitor tenha sempre um voto para escolher [a cada cargo em disputa]", afirma Deca. O senador considera ainda que esse novo modelo permitirá "a ampliação da pluralidade de pensamento no Senado".

 

A proposta será votada em caráter terminativo na CCJ. Se for aprovada e não houver recurso para votação do texto pelo Plenário do Senado, poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados. Para valer para as eleições de 2018, terá ainda que ser sancionada até outubro de 2017.

 

Agência Senado

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.