Poder e Cotidiano em Sergipe
Projeto de Valadares Filho propõe limites para níveis de açúcar nos alimentos 12 de Junho 5H:29

Projeto de Valadares Filho propõe limites para níveis de açúcar nos alimentos

O deputado Valadares Filho (PSB-SE), apresentou projeto de lei que prevê que sejam fixados, no regulamento do Decreto-Lei que institui normas básicas sobre alimentos, limites máximos de açúcares livres para os produtos alimentícios.  Estudos de especialistas revelam que o uso abusivo de açúcar é um fator de aquisição de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).



“A redução da quantidade de açúcar consumida pela população está entre as medidas necessárias para prevenir doenças crônicas não transmissíveis”, destaca o parlamentar sergipano.


De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), no máximo 10% das calorias de uma dieta diárias deveriam provir do açúcar.  Ao lado do consumo de gorduras, o açúcar é o responsável pela obesidade. Estudos recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, no Brasil, o sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade; cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos; 48% das mulheres; e 50,1% dos homens acima de 20 anos.


“Segundo especialistas, a obesidade provoca perda de produtividade no trabalho e a diminuição da renda familiar”, ressalta Valadares Filho.


Na justificação da proposição, o deputado argumenta que no Brasil o consumo de açúcar adicionado aos alimentos é muito alto. “Segundo estudos, nos últimos anos, a quantidade de açúcar adicionado nos alimentos dobrou, por isso, tomamos a iniciativa dessa proposição”.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.